Câmara Municipal
No dia 23/10 os alunos do Tempo Integral da EM Coronel João Domingos foram recebidos na Câmara Municipal pelo Presidente desta José Mara Peixoto,o Vice José Maria de Oliveira(Zezé da Farmácia), pela vereadora Cleusa Conceição Araújo e o vereador Geraldo Pereira Melo.
Na visita realizada as crianças tinham muitas dúvidas e foi feito uma troca: os vereadores se sentaram nas cadeiras e as crianças faziam suas perguntas da Tribuna.
A primeira mulher não só a ser vereadora como Presidente da Câmara foi Dona Vilma Menezes da Fonseca (1983/1988)
Foi mostrada a bandeira de Raul Soares e o seu significado. Os alunos também queriam saber o porquê do número de vereadores, e foi explicado que os vereadores são votados de acordo com o número de habitantes do município. O Presidente da Câmara é votado de 2 em 2 anos. O vereador que mais teve mandatos no Brasil foi o Senhor Joaquim Fragoso: 12 mandados consecutivos.
Um projeto só vira lei depois de ser colocado no “Projeto de Lei”, a Câmara faz a reunião, discute sobre a referida lei e vai a votação. É necessário 2/3 dos votos dos vereadores para ser aprovado.
O momento que as crianças mais gostaram foi quando se sentaram nas cadeiras dos vereadores.
A visita foi proveitosa e, com certeza aprenderam a serem um pouco mais cidadãos conscientes.
Conselho Tutelar
Ao dia 29 de outubro às 13:00 horas os alunos do Tempo Integral foram ao Conselho Tutelar onde foram recebidos pelas Conselheiras Júlia,Célia, Maria de Fátima e a secretária Marcelia
O Conselho Tutelar, aqui em Raul Soares, foi fundado em 13 de maio de 1999 e sua função é aconselhar, acompanhar e encaminhar. Através de denuncias os Conselheiros vão até a residência conversam sobre a denúncia,conferem a veracidade dos fatos. Depois disso eles acompanham as crianças no convívio familiar, escolar, na vida social. E por fim ,se for necessário,se nada for mudado, eles encaminham o caso para a promotoria.
Além do Conselho Tutelar, tem o Conselho Municipal e a Presidente desde conselho é a Lúcia Miranda, e é através deste conselho que o Tutelar tem condições de trabalhar.
O Juiz e o Promotor tiveram uma reunião com o Conselho e um dos assuntos debatidos foi o caso de que toda vez que tiver uma briga nas escolas (seja física ou verbal) um ato infracional é necessário que se faça um Boletim de Ocorrência.
Mas não cabe somente as autoridades zelar pelo bem dessas crianças e adolescentes.Cabe a sociedade ajudar, fazendo denúncias não só de maus tratos, mas também quando tem um menor consumindo bebidas alcoólicas e em locais suspeitos.
Só com a ajuda de todos essas crianças e adolescentes poderão se tornar bons cidadãos.
Polícia Militar Ambiental
Raul Soares tem ao todo 2,142 quilômetros quadrados e para tomar conta disso tudo além da Policia Militar,a Civil, temos também a Policia Militar Ambiental.
O Cabo Gonçalves Dias da Policia Militar Ambiental esteve no dia 31/10 na EMCJD para fazer uma palestra aos alunos do Tempo Integral dentro de Projeto “Abrindo Horizontes” uma iniciativa da Prof. Tatiana Santos.
O Cabo nos disse que é muito território a ser vistoriado para pouco militar. São somente 7 neste agrupamento.
O Cabo nos mostrou um pequeno filme “Pardo sim,Sujo não” o que encantou todas as crianças. Depois de ter assistido ao filme, o Cabo fez perguntas sobre tudo que envolvia o filme, já que o mesmo falava de um peixinho que saia de sua casa e ia contra a maré até chegar a nascente enfrentando muitos problemas, por exemplo a poluição.
Informou-nos que por causa da erosão muitas nascentes são cobertas, ou seja desaparecem.
A partir de primeiro de novembro começa a época da piracema, é a época em que os peixes fazem a desova e a pesca nesse período é extremamente proibida, mesmo para quem tem permissão.
As crianças participaram com muita consciência, citando até exemplos. Tenho certeza de que tudo que essas crianças e adolescente estão aprendendo está ficando guardado e,quando necessário, eles colocarão todo o aprendizado em prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem-vindo! Ajude-nos a melhorar!