sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Projeto Abrindo Horizontes (Tempo Integral) – Relatório Polícia Civil

Os alunos da E. M. “Coronel João Domingos” realizaram no dia 03/10, visita à Delegacia de Polícia Civil localizada na cidade de Raul Soares. A ação faz parte do Projeto Abrindo Horizontes que está sendo desenvolvido pela professora Tatiana Santos, visando enriquecer e aprimorar o conhecimento dos alunos no que diz respeito às instituições públicas existentes no município.

Durante a visita foi exposto aos estudantes os setores em funcionamento na DePol bem como as funções exercidas por policiais civis, agentes penitenciários e funcionários públicos municipais que contribuem, diariamente, nas diversas ações desenvolvidas.

Os estudantes se mostram extremamente curiosos com os trabalhos realizados na delegacia e na cadeia pública. A fim de sanar as dúvidas os alunos elaboraram diversas perguntas que foram prontamente respondidas pelos funcionários lotados nesta unidade.

Foram realizados questionamentos referentes à atuação da Polícia Civil na repressão à criminalidade bem como o papel exercido pela instituição na regulamentação de serviços públicos tais como confecção de Documento de Identidade e de Trânsito.

No dia seguinte foi realizada uma visita à escola na qual o agente Rodrigo Jacques Barbosa do Carmo e a autoridade policial que subscreve, sanaram diversas dúvidas que surgiram após a visita à Delegacia.

Durante os dois dias os alunos foram alertados dos riscos de se envolver com drogas bem como as sanções que podem ser impostas em caso de prática de ato infracional.

Os alunos foram informados ainda sobre as funções dos policiais que atualmente trabalham na Unidade e sobre a atuação do Delegado de Polícia como o primeiro garantidor dos direitos do cidadão.

Por fim, saliento que a visita foi extremamente proveitosa, no intuito de mostrar o papel exercido pela Polícia Civil de Minas Gerais e sua importante atuação no atual Estado Democrático de Direito.

Rodrigo Otoni Nogueira – Delegado de Polícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem-vindo! Ajude-nos a melhorar!