sexta-feira, 3 de maio de 2013

Países: seus conflitos, suas organizações e sua globalização

Países, conflitos e organizações mundiais, globalização... Tudo isso nós alunos do 9º ano pudemos aprender com a professora de geografia Rosália, que nos permitiu desfrutar de novos conhecimentos que são importantes para a nossa vida.

Do mesmo modo que podem surgir conflitos entre os países eles também podem se organizar e se interligar. Mas o que é país? Geograficamente falando país é um território (base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania) politicamente delimitado por fronteiras naturais ou artificiais com unidade político-administrativa, em geral habitada por uma comunidade com história própria. Mas cada país tem uma nação, que é um coletivo humano com características comuns, como a língua e a religião. E cada país tem um Estado que é a forma como a sociedade se organiza politicamente, e um Estado busca sua soberania.

Os maiores conflitos já ocorridos são as duas Guerras Mundiais, que envolveram a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança. Ambas se enfrentaram em duas violentas guerras que deixaram milhares de mortos e órfãos, além de arrasar a economia dos países envolvidos, em sua maioria os países europeus, que foram o cenário disso tudo. Mas também houve outro conflito que marcou a História, a chamada Guerra fria que dividiu o mundo em dois blocos econômicos, o Capitalismo e o Socialismo. Podemos definir essa guerra como um conflito que envolveu Estados Unidos (Capitalista) e a URSS-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (Socialista) em busca de poder e reconhecimento mundial.

Mas porque motivo esse conflitos acontecem? As principais razões para esse conflitos são fatores religiosos, étnicos, culturais e políticos ligados à afirmação da identidade de um povo; interesses econômicos, como o controle de matérias-primas estratégicas. Os principais focos de conflitos são a Colômbia (na América Latina), vários países da África e Europa, Oriente Médio, Sul e Sudeste da Ásia.

Além dos conflitos também há o Terrorismo que é uma ação violenta com objetivos políticos, contra civis, líderes políticos ou militares que não estejam em operação de guerra. O terrorismo pode acontecer de várias formas, pois há muitos tipos de terrorismo, os quais são: Terrorismo para destruir ou desestabilizar governos, Terrorismo de caráter separatista, para criação de um novo Estado, Terrorismo de Estado, Terrorismo doméstico e Terrorismo internacional.

Apesar dos países terem conflitos eles também se interligam através da globalização que se entende por um conjunto de transformações recentes na economia do planeta, que causaram uma ampliação dos fluxos de mercadorias, uma integração entre os países. Seus efeitos são a riqueza que a globalização leva a algumas regiões do mundo e a exploração de outras ao extremo. A globalização evolui a cada ano e ela se iniciou desde as Grandes Navegações, passando pela Revolução Industrial e chegando até os dias de hoje. A Globalização possui seu lado positivo, a praticidade, facilidade e modernidade do uso de várias coisas, e o seu lado negativo, o desemprego e degradação do meio ambiente. Uma das principais características da globalização são as informações que a cada dia chegam mais rápido a nós.

Como já dito a globalização atinge o meio ambiente, o que causa o aquecimento global que tem graves consequências (como furacões, ondas de calor, seca, terremotos, enchentes cada vez com mais frequência e intensidade). Os principais causadores do aquecimento global são o lançamento excessivo de gases de efeito estufa na atmosfera. Para controlar essa situação foi feito um importante projeto, conhecido como Protocolo de Kyoto que reuniu 166 países e a reprovação de um dos países que mais lança gases poluentes, os EUA. Esse protocolo é o tratado internacional que estipula reduções obrigatórias de emissões causadoras do efeito estufa.

Um dos modos dos países se organizarem é economicamente, e os principais blocos econômicos são: a UE-União Europeia, Pacto Andino, MERCOSUL-Mercado Comum do Sul, Nafta- Acordo de Livre-Comércio na América do Norte(North Free Trade Agreement, em inglês), CEI-Comunidade de Estados Independentes, Apec-Cooperação Econômica Ásia-Pacífico. Cada país está no bloco de acordo com seus tratados e interesses.

Dentro da globalização existem os direitos humanos. Mas o que são eles? Os direitos humanos são direitos fundamentais de todo ser humano, sem nenhuma discriminação étnica, social, econômica, jurídica, política ou ideológica. O direito humano tem três gerações, sendo a primeira geração dos direitos civis e políticos, a segunda dos direitos econômicos e sociais, e a terceira os direitos de solidariedade. A ONU (Organização das Nações Unidas) propõe a paz mundial e por isso divulga uma convivência com direitos igualitários e justos. É, portanto que ela criou alguns órgãos e agências para promover seus objetivos. E esses principais órgãos e agências são, sendo que cada qual tem sua finalidade: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura(UNESCO), Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Organização Mundial da Saúde(OMS), Organização Internacional do Trabalho(OIT), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial, Tribunal de Haia (Corte Internacional de Justiça).

Essa experiência me trouxe muitos conhecimentos e através destes espero fazer bom proveito e poder desfrutar dos demais que estão por vir ao longo do ano.

Alícia Agnes Duarte Souza, 9.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem-vindo! Ajude-nos a melhorar!