segunda-feira, 29 de abril de 2013

TRABALHO 5º ANOS - PARALELOS E MERIDIANOS

clip_image002

A fim de facilitar os estudos sobre a Terra, os cientistas a dividiu em linhas imaginárias que a cortam nas posições vertical e horizontal. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos.

Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

Os meridianos são linhas traçadas verticalmente com relação à Linha do Equador. O meridiano mais conhecido é o Meridiano de Greenwich.

Os paralelos vão dar origem àquilo que chamamos de latitudes. Já os meridianos vão dar origem àquilo que chamamos de longitudes.

Juntas, as latitudes e longitudes formam as coordenadas geográficas. A partir das coordenadas geográficas é possível localizar qualquer ponto existente na Terra, o que é muito útil para viajantes, marinheiros, e para quem gosta de saber exatamente onde está.

Com o objetivo de aprender e fixar bem estes conceitos, os alunos do 5º ano confeccionaram usando linhas coloridas e bolas de isopor os principais paralelos e meridianos. Além disso, construíram um globo terrestre em miniatura. O trabalho foi relevante, pois, possibilitou aos alunos um melhor entendimento destes conceitos de maneira lúdica e prazerosa.

Profª Simone da Costa Andrade

clip_image004clip_image006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem-vindo! Ajude-nos a melhorar!