segunda-feira, 14 de junho de 2010

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – PROFª: CLÁUDIA SIMAS

SISTEMA DIGESTORIO - O ESTOMAGO

O estômago é uma bolsa de parede muscular, localizada ao lado esquerdo abaixo das ultimas costelas. É um órgão muscular que liga o esôfago ao intestino delgado.

Sua função principal é a digestão de alimentos protéicos. Um músculo circular, que existe na parte inferior, permite ao estomago guardar quase em litro e meio de comida, possibilitando que não se tenha que ingerir alimento de pouco tempo. Quando está vazio tem a forma de uma letra “J” maiúscula, cujas duas partes se unem por ângulos agudos.

O estômago produz suco gástrico, um líquido claro, transparente, altamente ácido além de muitas enzimas e sais, que ajudam na digestão mata vários germes.

O estômago libera o alimento de pouco a pouco para o intestino delgado e esse processo demora entre duas a quatro horas. Esse alimento que chega ao intestino delgado é transformado em um líquido pastoso chamado quimo.

  • Larissa Epifânio dos Santos e Paloma Sirqueira Barbosa 

Turma: 8°.9

MUNDO ANIMAL - O PINGUIM

O pinguim é uma ave, não voadora, característica do Hemisfério Sul em especial na Antártida. Existem também espécies que vivem nos trópicos como, por exemplo, nas Ilhas Galápagos.

Os pinguins alimentam-se de pequenos peixes, krill e outras formas de vida marinha. Eles são vítimas de orcas de forcas leopardos.

Eles são muitos adaptados à vida marinha. Suas asas são inúteis para o vôo no ar, mas são muito ágeis na água. Na terra os pinguins usam cauda e asas para manter a postura ereta.

Há espécies de pinguins cujos pares reprodutores acasalam para toda a vida, enquanto outros acasalam durante a época de reprodução. A forma do ninho varia segundo a espécie de pinguim. Alguns cavam uma pequena fossa, outros constroem o ninho com pedras e outros utilizam uma dobra de pele que possuem para cobrir o ovo.

O macho fica com o ovo e o mantém quente, e a fêmea dirige-se para o mar com vista a encontrar alimento. Quando ela volta dá alimento para o filhote e fica na terra, enquanto o macho sai à procura de mais alimentos.

  • Claytiane Fernandes do Carmo e Taís Guiçardes de Souza Brêtas

Turma: 7°.22

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem-vindo! Ajude-nos a melhorar!