quinta-feira, 3 de maio de 2012

PETRÓPOLIS

 UMA PARCERIA QUE DEU CERTO:

SAM_0677

E. M. “CORONEL JOÃO DOMINGOS” e E. E. “BENEDITO VALADARES”

PETRÓPOLIS – 27/04/2012

Abaixo fotos de lugares históricos de Petrólis, onde os alunos puderam consiliar a teoria com a prática.

 

Petropolis-agrupadas

  • QUITANDINHA
  • MUSEU IMPERIAL
  • CASA DE SANTOS DUMONT
  • PALÁCIO DE CRISTAL
  • CATEDRAL

MOMENTOS… SÓ GENTE BONITA…

SAM_0160

VULCÕES E TERREMOTOS

Apresentação dos trabalhos dos alunos dos 5º anos demonstrando a relação entre a prática e a teoria na construção e apresentação de um vulcão entrando em erupção.

A Terra começou a se formar há cerca de 4,6 bilhões de anos! Desde o início de sua formação, o planeta tem passado por uma série de transformações, que se sucederam ao longo do tempo, até chegar à forma que apresenta hoje.

O nosso planeta é constituído por três grandes camadas: a litosfera, o manto e o núcleo.

A litosfera não é uma camada rochosa contínua que envolve o planeta. Na verdade, é constituída por placas que se deslocam umas em relação às outras. São chamadas de placas tectônicas e tanto os continentes quanto os oceanos situam-se sobre elas e se movimentam lentamente sobre o manto. Essas placas podem colidir umas com as outras. Essa movimentação brusca das placas tectônicas dão origem à vários fenômenos, como a formação de cadeias de montanhas, erupção de vulcões, terremotos e maremotos.

Profª Simone da Costa Andrade

quinta-feira, 26 de abril de 2012

MAIS PRODUÇÕES DOS ALUNOS…

Ao trabalhar com os alunos a Unidade 2 do Livro: “Os bairros são diferentes”, procuramos explorar as diferenças entre os bairros quanto as funções. Um bairro não é igual ao outro.

Os elementos das paisagens são aspectos geográficos historicamente produzido.

Para compreender melhor essas diferenças os alunos do 3º ano das professoras Maria Carmem Veríssimo e Maria Ângela Soares, construiram maquetes dos seus bairros.

* Aguardem fotos.

TRABALHOS DE PORTUGUÊS E LITERATURA

Durante o primeiro bimestre, professores de Português e Literatura, desenvolveram atividades com objetivo de incentivar o hábito da leitura e produção da escrita.

* Profª. Eliana Lana

* Alunos:

Tiago Martins, Talisson Resende e Luis Antônio – 6º.22Atividade

* Prof. Neudimar Moreira

* Alunos:

Jaqueline Oliveira Fragoso Magalhães

Raiany Gonçalves Torres

Ronald dos Santos Lisboa

Pag1  Pag11

 pag24 pag21

 pag22pag23

pag24

PRODUÇÃO DE TEXTO

Reportagem

Ano/Turma: 9°/07

Alunas:

Ana Paula Gonçalves de Souza e Maria Eduarda Balbino Gonçalves Silva

O professor de língua portuguesa da Escola Municipal “Coronel João Domingos”, Neudimar Moreira de Miranda toma uma iniciativa muito importante para incentivar os alunos a terem o hábito de leitura.

Todos os meses ele pede a seus alunos para lerem um livro e fazerem uma ficha de leitura, isto é, responderem a algumas perguntas sobre o livro como por exemplo, autor, ano de publicação, editora, fazer um resumo e entre outros.

“Na minha opinião a proposta do professor é muito boa, pois para tudo hoje em dia é necessário leitura”. Diz Rosane Mayrink, mãe de uma aluna de Neudimar.

Assim sendo vamos continuar incentivando a leitura, porque ela é a base de tudo que qualquer pessoa for fazer.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

quinta-feira, 29 de março de 2012

JEMG

JOGOS ESCOLARES

SAM_0470 Nossos alunos já fizeram bonito nos jogos escolares (JEMG/2012 – de 27 a 30/04). Com participação ativa, eles foram campeões gerais no atletismo – Módulo I e Módulo II.

Parabéns aos nossos atletas!

ACONTECE NO CORONEL…

Ainda sobre a campanha da Fraternidade:

Projeto Água:

AQUI NOSSOS ARTISTAS BRILHAM!

PARABÉNS!

quinta-feira, 22 de março de 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE: FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA

Preocupados com o tema da campanha da fraternidade/2012, nossa escola vem desenvolvendo vários projetos relacionados com o assunto. Afinal de contas, SAÚDE, é o nosso bem maior.

SAM_0289

SAM_0290

Cartaz da campanha da fraternidade 2012

 

quinta-feira, 15 de março de 2012

O mundo Feudal

P2260036O feudalismo formou-se por meio de um longo processo que combinou elementos de origem romana, como colonato com outros de origem germânica, como o comitatus. A palavra feudo vem do germânico. O feudo era muitas vezes uma grande área de terra, mas podia ser também um direito de receber impostos ou de ocupar um cargo.

  • Ano/Turma: 7º.08 – Profª: Damôres Correa
  • Alunos: Lívia Ramos, Jéssica Valeriano, Tais Gabrielly, Mayralise Cristine, Gustavo Menezes, Lucas Souza, Letícia Sousa, Laura Souza, Laura Luiza, Luisa Faria, Krislayne Mota.

quinta-feira, 8 de março de 2012

8 de março – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

SAM_0212

“Eu sou um pouco de tudo.

Prisão e liberdade,

sol e chuva, um vulcão.

E toda a suavidade da brisa do mar.

Sou crença e luta,

amor e verdade

de quem acredita

num amanhã melhor.

Sou menina adolescente,

sou mulher senhora de si,

dos seus sentimentos e do seu coração.

Sou filha que ama, mãe que sofre,

avó que enternece e chora.”

Autor desconhecido.

PARABÉNS… MULHERES QUE FAZEM DA NOSSA ESCOLA O QUE ELA É!

8ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA – OBMEP 2012

Por mais um ano consecutivo nossa escola participou de mais uma edição da OBMEP: 8ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS – OBMEP 2012.

Nossos alunos, estimulados pelos professores da área, os quais desenvolveram diversas atividades com os mesmos, tiveram uma excelente participação, obtendo a MENÇÃO HONROSA. São eles:

NÍVEL 1

Angélica Raspante Beligoli

Jéssica de Souza Valeriano
Lucas Sousa Lima Felipe
Maria Paula Reis da Silva
Ramon Marques Gonçalves
Sabrina Stefany de Souza Silva

NÍVEL 2

Alessandra Nunes de Paula
Daniela da Rocha Fialho
Lucas Luna da Silva
Maurício Tobias de Aquino
Pabla Ledio Clemente Fonseca
Samira Soares Santiago

PARABÉNS AOS ALUNOS E AOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA E. M. “Cel. JOÃO DOMINGOS”

BLOCO CARNAVALESCO TAMBÉM É EDUCATIVO!

No dia 17 de fevereiro, sexta-feira de carnaval, tivemos, pela primeira vez em nossa cidade, um bloco carnavalesco que teve como objetivo a luta contra a EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

DSC02418O bloco se concentrou às 15h, no bairro Santana (próximo ao Posto Santo Antônio), contou com abadás, trio elétrico e muita alegria.

Alunos de várias escolas do município estavam participando e é claro que a nossa escola teve presença marcante. Nossos alunos, acompanhados de professores, participaram deste evento recreativo e cultural.

Como estava muito calor, os coordenadores do evento, preocupados com a hidratação dos estudantes, distribuiram água para todos.

Além dessa mensagem bacana, teve muita música, alegria, diversão e claro, muito carnaval!

Moisés Galinari Tôrres – 9º.07

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Boas-vindas

Neste início de mais um ano letivo,  queremos agradecer aos senhores a confiança que depositam em nosso  trabalho e reforçar os laços que nos mantêm unidos em uma meta tão importante: oferecer aos educandos uma formação que vise ao desenvolvimento integral de suas capacidades e potencialidades.
Mediante essa perspectiva, a nossa escola prioriza uma prática pedagógica interativa, crítica e criativa, mas que em momento algum pode ser unilateral, ou seja, ela depende, e muito, do apoio e da participação da família, bem como de toda a comunidade escolar.
A segurança dos senhores por saberem que fizeram a melhor escolha para a educação de seus filhos e também o  entusiasmo deles por encontrarem nas nossas aulas muitas novidades estimulantes possibilitam que todo o processo de aprendizagem se estabeleça de forma bem-sucedida.
Estamos felizes por estarem conosco! Juntos, continuaremos a auxiliar as nossas crianças e jovens a se tornarem verdadeiros cidadãos: pessoas conscientes, responsáveis e solidárias, prontas para se relacionarem com os seus semelhantes, com os outros seres vivos e com o meio ambiente.

SUCESSO!

Que ocorram muitos momentos de

SUCESSO para todos nós

neste ano de 2012!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

FEIRA CULTURAL - 2011

Com abordagens de questões sociais urgentes: OS TEMAS TRANSVERSAIS, a feira cultural deste ano, da E. M. “Cel. João Domingos”, desenvolveu junto a seus alunos a difusão de valores fundamentais aos interesses sociais, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.

Os assuntos trabalhados foram:

    • ÉTICA
    • SAÚDE
    • ORIENTAÇÃO SEXUAL
    • MEIO AMBIENTE
    • TRABALHO E CONSUMO
    • PLURALIDADE CULTURAL

O projeto teve seu desenvolvimento no decorrer de duas semanas de aulas com culminância no dia 28/10, que foi interrompido por uma grande tempestade mas, foi finalizado no dia 17/11.

OBA – OLIMPÍADAS BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é volutária. Ao final da OBA todos alunos recebem um certificado de participação, DSCI0263bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.

A XIV OBA ocorreu na sexta-feira, dia 13 de maio de 2011 em 9160 escolas previamente cadastradas e dela participaram 801.000 alunos e envolveu 64.000 professores no processo.

A E. M. “Cel. João Domingos”, sente-se honrada com a medalha de prata e bronze conquistadas pelos alunos LARICE DE CÁSSIA EVANGELISTA e LUCAS LUNA DA SILVA.

A eles e aos professores os nossos PARABÉNS!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

12 de OUTUBRO – DIA DAS CRIANÇAS

Ser criança é assim... Correr até acabar o fôlego, rolar pelo chão sem medo de se sujar, falar o que vier na cabeça e fazer de qualquer coisa uma brincadeira. Época da vida da qual temos saudades quando envelhecemos. E é exatamente nesta data dedicada a todos esses pequenos seres, que têm a inocência como principal característica, que devemos não só valorizar a vitalidade infantil, como também procurar resgatar a essência da criança.

Um abraço carinhoso a todas as nossas crianças!

Família Coronel

terça-feira, 4 de outubro de 2011

PROJETO XERIMBABO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – 2011

A Exposição de Educação Ambiental, Projeto Xerimbabo Usiminas, apresentando o tema “Os Segredos das Florestas”, contextualizando-o com o Ano Internacional das Florestas, a ser adotado pela ONU que tem como foco “ a promoção do manejo sustentável, a conservação e desenvolvimento as florestas de todo o mundo e a conscientização do papel decisivo que elas desempenham no desenvolvimento global sustentável”.

A E.M. “Cel. João Domingos”, se orgulha em possibilitar aos alunos do 4º ano, em parceria com os pais, uma viagem ao conhecimento, momento ímpar de aprendizagem e prazerosa pela realização da excursão.

Excursão projeto xerimbabu set 2011 064 A VIAGEM A IPATINGA

Eu saí da rodoviária com muita vontade de chegar a Ipatinga. Durante a viagem nós ouvimos música e cantamos.

Chegando lá fomos direto para o Projeto Xerimbabo, o lugar parece uma reserva, o lugar é lindo. Quando entramos, tinha desenhos de bichos pelas paredes.

Havia também kiosques montados onde os guias apresentavam e falavam sobre o tema discutido neste ano voltado as florestas e as vegetações naturais do Brasil, vimos curupira, boitatá, saci a mãe d’água que são figuras protetoras das florestas. Visitamos também um minizoológico o primeiro animal que vi foi o javali, depois vimos as araras, leão, onça pintada, jacarés, tartarugas, cágados, macacos e fizemos também uma trilha onde vimos o cultivo das mudas para reflorestamento.

Depois de visitar tudo fomos para área dos brinquedos do parquinho e brincamos muito, então os professores nos mandou lavar as mãos para almoçarmos.

Após o almoço fomos para o shopping, visitamos a área de jogos eletrônicos, assisti ao cine 6 D e fomos ao cinema assistirmos ao filme Os Ismurfs.Achei o filme muito legal e depois do cinema viemos embora.

  • Aluno: Gabriel Correia Reis 4º anos
  • Professora: Fabiana Cristina da S. Teixeira

MINHA EXCURSÃO

Lá eu aprendi que existem lendas do Curupira, do Saci Pererê. As lendas falam que esses personagens eram grandes protetores da natureza. Também há uma protetora que é encantadora, ela é uma sereia chamada Iara, ela encanta os pescadores e os levam para o fundo do rio acabando com a pesca. SDC18572

Na floresta os seres vivos agem em cumplicidade, em benefício do Todo, muito solidários. Os povos da floresta pode nos ensinar muito com o seu conhecimento sobre as espécies animais e vegetais.

  • Aluna: Ludmila Caldas Pires 4º ano
  • Professora: Maria Carmen Vieira V. Fioravante

 Excursão projeto xerimbabu set 2011 066 COMENTÁRIOS DOS PROFESSORES:

  • Fabiana Cristina da S. Teixeira
  • Maria Carmen Vieira V. Fioravante
  • Maria Angela Chaves S. de Paula

O Xerimbabo é uma amostragem de tudo que estudamos com os alunos sobre meio ambiente, preservação e conservação natural. É a prova de que tudo que falamos não fica só no papel. Algumas empresas estão sim preocupadas com o nosso meio ambiente e estão agindo em prol de uma melhoria do planeta.

É um projeto da Usiminas mostrando que é possível reverter a situação do nosso planeta.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

RELEVO REPRESENTADO EM CURVAS DE NÍVEL

PB300015 

Através da maquete podemos observar que as cores mais claras representam as altitudes mais baixas e as escuras representam as altitudes mais elevadas. O relevo está divido em várias curvas de nível, sendo que a equidistância pode variar.

O relevo representado em curvas de nível nos permite perceber a altitude do terreno, mais facilmente que na observação de mapas.

 

Perguntas:

*O que são curvas de nível?

R- Curvas de nível são linhas que unem pontos de mesma altitude, contornando o relevo.

*Para que servem?

R- Por meio dela são confeccionados os mapas topográficos, pois a partir da observação o técnico pode interpretar suas informações através de uma visão tridimensional do relevo.PB300016

*Como são traçadas nos mapas topográficos?

R- Elas são traçadas como se o relevo fosse cortado em fatias horizontais, todas da mesma espessura e paralelas ao plano que serve de base para fazer o mapa. O conjunto das curvas dá uma noção das formas de relevo.

*Como cada curva é identificada?

R- Cada curva de nível é identificada com sua respectiva altitude, desde a altitude do nível do mar à altitude mais elevada.

*O que é a eqüidistância?

R-Quando a distância de uma curva a outra é sempre igual.

InlineRepresentation0a1a64c7-cc68-4142-8920-3d9390c2fbb6[3]

Alícia Agnes Duarte Souza- 7º 21

Geografia –Prof. Márcia Barbosa