quinta-feira, 3 de maio de 2012

VULCÕES E TERREMOTOS

Apresentação dos trabalhos dos alunos dos 5º anos demonstrando a relação entre a prática e a teoria na construção e apresentação de um vulcão entrando em erupção.

A Terra começou a se formar há cerca de 4,6 bilhões de anos! Desde o início de sua formação, o planeta tem passado por uma série de transformações, que se sucederam ao longo do tempo, até chegar à forma que apresenta hoje.

O nosso planeta é constituído por três grandes camadas: a litosfera, o manto e o núcleo.

A litosfera não é uma camada rochosa contínua que envolve o planeta. Na verdade, é constituída por placas que se deslocam umas em relação às outras. São chamadas de placas tectônicas e tanto os continentes quanto os oceanos situam-se sobre elas e se movimentam lentamente sobre o manto. Essas placas podem colidir umas com as outras. Essa movimentação brusca das placas tectônicas dão origem à vários fenômenos, como a formação de cadeias de montanhas, erupção de vulcões, terremotos e maremotos.

Profª Simone da Costa Andrade

2 comentários:

  1. Queria ver um vulcão de verdade.

    Vinícius tobias 7º21

    ResponderExcluir
  2. Bom, acho de extrema importância que trabalhos como este sejam realizados. Eles, proporcionam conhecimentos aos alunos, os estimulando a saber mais sobre uma série de transformações pelas quais a Terra passou desde sua formação, dentre elas, os vulcões e os terremotos.

    Jackson-nº12-9º20

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem-vindo! Ajude-nos a melhorar!