segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Excursão a Ouro Preto, com os alunos dos 5º da Escola Municipal "Coronel João Domingos"

Excursão à Ouro Preto
Nossa primeira viagem, do 5º ano, foi para a cidade histórica de Ouro Preto. Nós saímos de Raul Soares  no dia 31 de outubro às 5:30 e chegamos à rodoviária de Ouro Preto às 9:20. Saímos  da rodoviária em direção a estação e   conhecendo um pouco da cidade, em seguida  pegamos a Maria Fumaça.
Depois que andamos de Maria Fumaça, nós descemos em Mariana, onde tinha um parque onde ficamos brincando lá um pouco. Ele é super divertido! Em Mariana, também, visitamos o Pelourinho e vimos algumas igrejas.
Voltamos para Ouro Preto  onde conhecemos a Igreja de Pilar, seu interior é ornamentado com o trabalho de carpintaria feito por Antônio da Silva e Antônio Francisco Pombal e algumas peças feitas de madeira e coberta de ouro. Conhecemos também o Museu da Inconfidência, onde vi objetos, roupas e tudo que marcou a Inconfidência Mineira. No museu de Mineralogia eu vi várias coisas interessantes: como se formou a terra, ossos de animais conhecidos como golfinho e macaco e joias preciosas como ouro e diamantes. Na Casa dos Contos tinha notas antigas de muito valor, objetos para guardar moedas e também conhecemos a senzala, onde os escravos eram presos, e os objetos com os quais eles apanhavam.
Antes de irmos para a rodoviária de Ouro Preto nós paramos na feirinha, que vende objetos feito de pedra sabão, para levarmos lembranças para nossos parentes. Fomos para o Ônibus e a viagem de volta ocorreu muito bem. Chegamos à Raul Soares 9:30.
Nome: Beatriz de Oliveira Silveira  5º 20
Professora: Simone da Costa Andrade

“ Visitamos a Igreja de Pilar , ela é feita de madeira, gesso e ouro. No teto ela tem a imagem de quinze profetas, e no centro há um carneiro em cima de uma cruz, que dependendo do lugar que você estiver ele muda de posição e passa p debaixo da cruz. Eu gostei mais foi da igreja  de Pilar, ela é muito linda!  A excursão foi muito legal!”
Ana Clara Gonçalves – 5º 20

“Ao sair da igreja de Pilar,  ficamos na praça Tiradentes tirando fotos com amigos e professores, em seguida fomos a feira de artesanatos onde compramos lembranças para nossos familiares. Adorei tudo que vi e conheci na viagem que fiz a Ouro Preto das Minas Gerais!”
Júlia Souza Valeriano – 5º 21

Conhecemos também o Museu de Mineralogia da UFOP , lá encontramos uma monitora chamada Lelé, ela nos mostrou como foi a evolução da Terra. Vimos fosseis, esqueletos, cristais gigantes e  uma sala enorme com muitas pedras preciosas . Adorei a viagem!”