sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Reunião de Pais–3º Bimestre

Através de dinâmicas e exibição de slides relacionados a uma Educação com Limites é que aconteceu a Reunião de Pais para entrega dos resultados relativos ao 3º Bimestre.

Houve muita interação dos pais e uma bela apresentação de um vídeo (Educação com Limites), criado e apresentado pelos alunos do oitavo ano – sala dois.

E desta forma continuamos a priorizar a qualidade dos nossos trabalhos: FAMÍLIA e ESCOLA.

SAM_6076SAM_6077

SAM_6025SAM_6030

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Tempo Integral – Projeto: Abrindo os horizontes

A professora Tatiana Santos deu início ao Projeto: Abrindo Horizontes com os alunos do Tempo Integral. Este tem por objetivo conscientizar os alunos de seus reais direitos e deveres perante a sociedade.
Durante o projeto eles terão a oportunidade de visitar seguimentos do município de Raul Soares, como: Polícia Civil, Polícia Militar, Câmara Municipal, Prefeitura, Santuário São Sebastião e Conselho Tutelar, afim de conhecerem suas finalidades.
O projeto foi iniciado com uma visita na Delegacia onde foram muito bem recebidos, em seguida o Drº. Rodrigo Otoni Nogueira – delegado, esteve na escola, acompanhado do agente Rodrigo Barbosa do Carmo, ministrando uma palestra onde passou diversas informações aos alunos, alertando-os, entre outros, sobre as reais punições existentes para menores e a responsabilidade de seus atos.
[000013][000016]

DEBATE REGRADO

Televisão: deformadora de costumes ou espelho de uma sociedade doente?

clip_image001Para mim, a televisão é um meio de comunicação muito eficaz, mas pode se tornar um grande pesadelo na vida das pessoas.

É capaz de causar um grande vício em crianças e adolescentes, que em grande parte atrapalha o desenvolvimento pessoal e psicológico.

Apesar de ser uma grande invenção e ter os avanços tecnológicos surpreendentes, nos permite estar ligado ao mundo inteiro, podendo assim nos deixar um modelo de vida bom e ruim.

Hoje muitos dos adolescentes e até mesmo crianças seguem exemplos de autores de novelas, para se tornarem pessoas iguais a eles, sem se importarem se são boas ou ruins.

Não sou muito acostumado ao uso da televisão, não me sinto vazio por causa disto, mas, quando comentam alguma coisa importante que está acontecendo no mundo inteiro, eu faço uso dela, e não me ocupo com programas que não me rendem conhecimento e informações, fui educado desde criança para isto; mas vejo comentários em minha volta que existem programas indesejáveis, acrescentam nada, são vazios.

Ser bom ou ruim, ser correto ou não, depende de nós.

João Victor Lopes da Rocha, 9.7

clip_image002A televisão é deformadora de costumes e espelho de uma sociedade doente, a meu ver, porque da mesma forma que ela deforma os costumes, ela mostra o resultado dessa deformação.

Mas, por que a televisão deforma os “bons costumes”? A resposta está nos conteúdos dos programas apresentados na TV. Se pararmos para observar o que ela nos oferece de bom, o que pode enriquecer a nossa cultura, o nosso conhecimento, veremos que temas com esses conteúdos são raros. Já temas sobre sexo, droga, desestruturação familiar, brigas é o que não falta.

Contudo, a TV é um meio de comunicação muito importante para nós, é através dela que ficamos informados sobre o que acontece no mundo. E às vezes aprendemos coisas novas, que serão úteis no nosso dia-a-dia e principalmente no nosso trabalho e na nossa escola.

A TV também tem seu lado positivo, portanto, devemos fazer o uso consciente e responsável dela.

Alícia Agnes Duarte Souza, 9.7

1185757_424794944307996_2031514978_n_thumb[1]Na sociedade que se diz democrática e "politicamente correta" em que vivemos, temos que lidar com a constante mudança tecnológica que é um meio muito eficaz e bastante divertido, e de forma estratégica vem causando uma interferência tamanha nos hábitos e costumes de algumas pessoas que até certo ponto possuem regras, mas estão sendo quebradas pela elevada ousadia humana que cada vez mais cria equipamentos, que por um lado facilita a interação e por outro prejudica.

Apesar disso podemos ver o exagero de muitos adultos em relação ao assunto, o que nos leva a ter uma visão mais critica dos jovens quanto aos seus pais e seus modelos de vida conservadores, ou seja pessoas que estão acostumadas com estilo de vida do século passado enxergam os habitantes da era digital como manipuladores dos velhos hábitos, e no entanto uma solução considerável para ambos seria a adaptação daqueles que são contra a tecnologia a essa era, porque o mundo está apenas começando a evoluir, e não tem data pra parar.

Aline Mota – 9º.07

CRÔNICA

Nome: Alícia Agnes Duarte Souza nº 01 Turma: 9.7

Ah, essa Laura!

Confesso que a leitura não é muito a minha praia, mas desde quando a minha professora nos incentivou a ler crônicas...

No início foi um pouco difícil me habituar à leitura, mas depois peguei a “manha” e comecei a fazer da leitura um lazer e não uma obrigação, um dever escolar.

Desde então fico louca para saber qual será a próxima crônica da Laura. Laura é a cronista que escreve no jornal “Pampulha”, de Belo Horizonte, de onde retiro minhas crônicas. Na verdade, moro em Raul Soares, mas minha tia que mora em Belo Horizonte sempre manda crônicas para mim. Enfim, voltando a falar da Laura, suas crônicas são muito divertidas e ela em tantos assuntos diferentes para contar, que às vezes acho que ela já viveu 80 anos, para viver tantas experiências diferentes!

Percebo na Laura uma mulher dedicada, experiente, madura, sábia, amiga e tão caridosa. Até parece, às vezes, que conheço a Laura pessoalmente e sou sua amiga, mas em menos de um ano sei muita coisa sobre ela e também aprendi muitas coisas com ela através de suas crônicas.

O meu único pesar é que Laura seja atleticana (doente) e eu cruzeirense, mas não é uma pequena diferença que vai me fazer parar de ler suas crônicas.

A cada dia, percebo que estou mais próxima dela e me apaixono cada vez mais com suas crônicas. Agradeço a minha professora de português por esse inventivo, pois se não fosse através dele nunca conheceria Laura.

Espero um dia, poder conhecer minha cronista predileta e gostar mais um pouquinho de ler...

terça-feira, 8 de outubro de 2013

POEMA

Receita: RECOMEÇAR

Para recomeçar...

Basta uma pitadinha de açúcar

Nas nossas relações

Um pouco mais de tempero

Nos nossos sonhos

Menos sal nas nossas palavras

Não use vinagre nas suas ações

Ame com mais sabor

Refaça com um novo amor

Retire as más lembranças

Faça a massa das metas novamente

E agora pense diferente!

Nome: Alícia Agnes Duarte Souza nº 01 Turma: 9.7

Trabalhos e criações dos nossos alunos

amorpat001

serestud002

 

casa003planta004

Habilidade Artística da aluna Maria Paula – 9º ano – Sala: 07

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Aniversário da professora Silvia

Mesmo de licença, os alunos não deixaram passar em branco o aniversário da professora Silvia que aconteceu no dia 25 de setembro. Ela foi pega de surpresa! A escola mandou buscá-la em casa para receber a homenagem... Parabéns e muitas felicidades!
[000001][000002]

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Excursão ao Parque Nacional do Sumidouro

No dia 26/09/13, a professora de história Damôres Correa e a Diretora Marlene Martins, fizeram uma excursão ao Parque Nacional do Sumidouro com os alunos dos 6ºs. anos. Visitaram os museus: Peter Lund e museu Arqueológico da Lapinha, onde se encontra um rico material como: fósseis de animais pré-históricos, fósseis humanos e vegetais.

Conheceram a gruta da Lapinha, onde Peter Lund disse: “Nunca meus olhos viram coisa tão bela e magnífica nos domínios da natureza e da arte.”

DSC05315DSC05324DSC05348

A importância da aula prática

Nós, alunos da turma do oitavo ano – sala 20, fizemos algumas aulas práticas para conhecermos alguns tipos de tecidos, pulmão, rins, coração, língua e olho. Usamos órgãos de boi e porco.

As aulas práticas foram de grande importância, pois pudemos praticar a teoria aprendida em sala de aula e observar com detalhes as partes internas dos órgãos. Estudamos, tiramos dúvidas e consolidamos nossa aprendizagem, foi uma forma diferente de ensinar e divertida de aprender.

(Síntese dos relatórios das alunas: Yasmin, Clarice, Monique e Nycholle – 8º.20)

Profª: Cláudia Simas

SAM_5442SAM_5443SAM_5448SAM_5449