Televisão: deformadora de costumes ou espelho de uma sociedade doente?
Para mim, a televisão é um meio de comunicação muito eficaz, mas pode se tornar um grande pesadelo na vida das pessoas.
É capaz de causar um grande vício em crianças e adolescentes, que em grande parte atrapalha o desenvolvimento pessoal e psicológico.
Apesar de ser uma grande invenção e ter os avanços tecnológicos surpreendentes, nos permite estar ligado ao mundo inteiro, podendo assim nos deixar um modelo de vida bom e ruim.
Hoje muitos dos adolescentes e até mesmo crianças seguem exemplos de autores de novelas, para se tornarem pessoas iguais a eles, sem se importarem se são boas ou ruins.
Não sou muito acostumado ao uso da televisão, não me sinto vazio por causa disto, mas, quando comentam alguma coisa importante que está acontecendo no mundo inteiro, eu faço uso dela, e não me ocupo com programas que não me rendem conhecimento e informações, fui educado desde criança para isto; mas vejo comentários em minha volta que existem programas indesejáveis, acrescentam nada, são vazios.
Ser bom ou ruim, ser correto ou não, depende de nós.
João Victor Lopes da Rocha, 9.7
A televisão é deformadora de costumes e espelho de uma sociedade doente, a meu ver, porque da mesma forma que ela deforma os costumes, ela mostra o resultado dessa deformação.
Mas, por que a televisão deforma os “bons costumes”? A resposta está nos conteúdos dos programas apresentados na TV. Se pararmos para observar o que ela nos oferece de bom, o que pode enriquecer a nossa cultura, o nosso conhecimento, veremos que temas com esses conteúdos são raros. Já temas sobre sexo, droga, desestruturação familiar, brigas é o que não falta.
Contudo, a TV é um meio de comunicação muito importante para nós, é através dela que ficamos informados sobre o que acontece no mundo. E às vezes aprendemos coisas novas, que serão úteis no nosso dia-a-dia e principalmente no nosso trabalho e na nossa escola.
A TV também tem seu lado positivo, portanto, devemos fazer o uso consciente e responsável dela.
Alícia Agnes Duarte Souza, 9.7
Na sociedade que se diz democrática e "politicamente correta" em que vivemos, temos que lidar com a constante mudança tecnológica que é um meio muito eficaz e bastante divertido, e de forma estratégica vem causando uma interferência tamanha nos hábitos e costumes de algumas pessoas que até certo ponto possuem regras, mas estão sendo quebradas pela elevada ousadia humana que cada vez mais cria equipamentos, que por um lado facilita a interação e por outro prejudica. Apesar disso podemos ver o exagero de muitos adultos em relação ao assunto, o que nos leva a ter uma visão mais critica dos jovens quanto aos seus pais e seus modelos de vida conservadores, ou seja pessoas que estão acostumadas com estilo de vida do século passado enxergam os habitantes da era digital como manipuladores dos velhos hábitos, e no entanto uma solução considerável para ambos seria a adaptação daqueles que são contra a tecnologia a essa era, porque o mundo está apenas começando a evoluir, e não tem data pra parar.
Aline Mota – 9º.07