quinta-feira, 6 de setembro de 2012

AULA DE ARTES - Educação & Música

Na penúltima semana do mês de agosto, foi realizada a apresentação de trabalho dos alunos dos três 9º anos da Escola Municipal “Coronel João Domingos”. O trabalho de artes foi uma ideia aplicada pela professora de artes Juliana Chaves.

O trabalho tinha como objetivo principal conhecer os movimentos artísticos musicais surgidos entre décadas de 50 a 80. Podemos destacar a Bossa Nova, Jovem Guarda, Samba e Tropicália.

Ambos são estilos que fizeram e fazem uma grande marca na história de nossa amada pátria: a Bossa Nova dentro da MPB, Música Popular Brasileira, deixou uma grande marca no seu estilo calmo e sensível de observar a vida, podemos destacar Garota de Ipanema, música que marca as noites nos bares Boêmios da Cidade Maravilhosa.

A Jovem Guarda e Tropicália são também de grande importância histórica para o povo brasileiro, tendo como idealizador Caetano Veloso, são movimentos que marcaram por demonstrar dentro da música os horrores passados na época do regime militar de Castelo Branco e Médici, podemos destacar como músicas Alegria, Alegria e País Tropical.

O Samba então, nem se fala... De origem Africana este estilo vem se tornando mais nacionalizado dentro de nosso país. Além de representar a nação no exterior através do Carnaval, ele movimenta a economia brasileira durante sua exibição. É a África novamente no Brasil!

Parabéns aos alunos pelas apresentações e à Professora Juliana pela ideia e apoio do projeto de educação, que traz mais cidadania e conhecimentos para os alunos.

Moisés Galinari Tôrres 9º7

17 comentários:

  1. Nosso nono ano arrasa, parabéns a todos! Aí galera nós temos que nos esforçar para dar o melhor na prova do simave. Devemos mostrar que somos capazes de chegar onde queremos...

    Ericka - 9º.09 - 07

    ResponderExcluir
  2. Esse trabalho é importante pois ensina que música não é apenas para diversão. A música em si, os ritmos musicais... Cada um tem uma história, história pela qual devemos aprofundar nossos conhecimentos.
    Maria Eduarda - 9/07

    ResponderExcluir
  3. Os trabalhos ficaram ótimos, os alunos capricharam muito e valeu a pena. Que continuem assim, pois vão conseguir chegar longe...


    Ana Paula Gonçalves de Souza
    9°.07

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela apresentação do grupo.
    Sempre arrasando,continuem se esforçando para melhorarem mais e mais.

    Thaís Reis
    9º7
    25

    ResponderExcluir
  5. Moisés Galinari Tôrres25 de setembro de 2012 às 17:08

    O conhecimento é aprendizado imortal, aprendizagem é a única experiência que levamos daqui. A música não tem como principal símbolo sua letra, mas tem uma história que faz parte da cultura do homem moderno e do homem pré-histórico. Movimentos revolucionários marcaram a história da humanidade desde quando o homem primitivo existia. Forma de repressão, de opinião, de crítica, ambas marcam a história da música, principalmente do Regime Militar de Castelo Branco a Médici. Parabéns aos alunos da escola por esse trabalho maravilhoso, parabéns também a professora iniciativa, Juliana Chaves.

    Moisés Galinari Tôrres - nº 20 - 9º7

    ResponderExcluir
  6. Eu vi o trabalho que nossa turma apresentou com a nossa professora Juliana Chaves. Mostrou sobre bossa nova e outras.

    Cíntia -9ano sala9

    ResponderExcluir
  7. O trabalho de artes ficou muito bom, os alunos capricharam bastante na apresentação, aprendemos muitas coisas com este trabalho.


    Jeniffer Vitória
    9º7
    11

    ResponderExcluir
  8. Olá galera!! estou aqui para dar os parabéns para todos os alunos que participaram dos trabalhos de artes.. Parabéns e procurem melhorar sempre mais e mais..
    Abrass..

    Iago De Carvalho Vieira.
    9°7

    ResponderExcluir
  9. A APRESENTAÇAO DO GRUPO FICOU MUITO LEGAL O TRABALHO DOS PESSOAL FICOU MUITO BACANA PARABENS TODOS PELO ANIVESSARIO




    jÉSUS
    9ANO7
    12

    ResponderExcluir
  10. O trabalho de artes apresentado pela turma foi muito educativo. Os alunos aprofundaram no assunto da música dentro da história do homem. Parabens a turma!

    Jésus
    9ano7
    12

    ResponderExcluir
  11. Quero dizer que os trabalhos de todos os 9º anos ficaram ótimos e parabenizar a todos pelo esforço e estudo. Somos nós alunos os responsáveis pela boa reputação da escola, que pensemos em fazer diferença esse ano. Que todos os trabalhos seguintes sejam bons modos de mostrar o bom conhecimento que apredemos.
    Carlos Freitas 9º 07

    ResponderExcluir
  12. Foi uma otima ideia da professora Juliana de ter dado esse trabalho sobre os generos musicas, muitas pessoas ouvem as musicas mas não sabe que estilo, como surgiu ou quem criou aquele estilo musical e com esse trabalho tivemos a oportunidade de saber coisas sobre a musica que não sabiamos e que é importante pra gente.


    Haslan Moreira Costa
    N: 10
    sala: 9.9

    ResponderExcluir
  13. o trabalho ficou muito bom,todos nos ficamos muito interessados pois era um assunto interessante de aprende.


    Fernanda Fabia Pires
    N:08
    Sala:9.9

    ResponderExcluir
  14. Os trabalhos apresentados ficaram ótimos!Resultado de muito esforço, dedicação, responsabilidade.Com essas apresentações aprendemos o inicio, a raiz de cada estilo musical.Parabéns, pelas apresentações.

    Bjs até a próxima...

    Maria alice,17-9/7.

    ResponderExcluir
  15. Achei o trabalho muito interessante, pois nos ajudou a saber melhor sobre a origem e como chegou no Brasil esses sucessos.Todos os grupos desenvolveram muito bem.Parabéns a todos!!!
    Amanda Butinholi
    9º7-nº01

    ResponderExcluir
  16. O trabalho foi muito legal,ajudou nós a vermos que temos músicas e cantores maravilhosos ao nosso redor.Parabéns a todos!!!!

    Amanda Butinholi
    9º7
    01

    ResponderExcluir
  17. A professora Juliana Chaves é fera em tudo que faz!!! Tudo que coloca a mão vira ouro!!! Parabéns Jú e aos alunos também!!!
    Marlene Martins Trevenzoli

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem-vindo! Ajude-nos a melhorar!