quinta-feira, 2 de agosto de 2012

PROJETO CULTURAL DE RAUL SOARES: Nosso foco é nossa história!

* Alunos na construção de Maquete e no Santuário São Sebastião.

Está sendo realizado na Escola Municipal “Coronel João Domingos” o Projeto Educar, no qual procura incentivar a preservação dos patrimônios históricos de nossa cidade e região. As turmas participantes são o 9º ano 7 e o 7º ano 8, estes escolhidos pela professora de história Damôres Correa.

     O projeto é educativo, iniciamos este com uma palestra na própria escola para podermos conhecer um pouco mais sobre os patrimônios e porque preservá-los. Afinal devemos preservar nosso patrimônio, pois é ele que guarda o passado de nossa história, de nossa gente e do povo Raul-soarense.

     A Secretaria Municipal de Educação junto com a Prefeitura Municipal está nos ajudando neste importante projeto cedendo alguns transportes para que possamos conhecer visualmente nosso bem patrimonial. Com isso pudemos conhecer várias Estações antigas e pontilhões que guardam a história da EFL – Estrada de Ferro Leopoldina, que por aqui passava trazendo desenvolvimento. Além de uma maravilhosa explicação do nosso Pároco: José da Silveira Miguel detalhando mais sobre o Senhor Morto e os Vitrais, também patrimônios históricos de nossa cidade.

     Em Raul Soares também temos um bem muito precioso, a banda, porém um bem imaterial no qual só podemos ver em datas ou ocasiões especiais do município.

     A “EMCJD” vai exibir todo este projeto em sua feira cultural, que acontecerá no dia 11 de agosto, assim podendo divulgar um pouco para a sociedade o nosso bem mais precioso: Nossa história. Com ela podemos nos identificar com nossos antepassados e relacionar aos dias atuais.

Autor: Moisés Galinari Tôrres - 9 Ano 7

Profª: Damôres Correa

* Alunos no Santuário São Sebastião recebendo do Padre José Miguel, informações sobre a Imagem Sacra do Senhor Morto e sobre os Vitrais do Santuário.

Slide1

Slide1

Slide1

8 comentários:

  1. O Projeto Educar desenvolvido em nossa escola vem nos oferecendo a oportunidade de conhecermos um pouco melhor sobre o passado de nosso município . Estamos realizando o projeto com a ajuda da professora Damôres Correa , que vem desempenhando um belo trabalho juntamente com o 7°8 e 9°7 . Acho que de uma certa forma este projeto no futuro nos ajudará a sermos melhores cidadãos.

    Krislayne Mota Mendes
    N°13
    7°8

    ResponderExcluir
  2. O Projeto Eeducar veio nos ensinar a preservar nossos patrimônios culturais para que as próximas gerações possa saber a nossa evolução até a atualidadde.
    Agora venho parabenizar a nossa professora de História Damôres que vem nos incentivando a preservar o nosso "passado".

    Gustavo Meneses Lopes Zaneti Alves Número: 8 Sala 8

    ResponderExcluir
  3. O Projeto Educar desenvolvido na nossa escola oferece aos alunos a oportunidade de conhecer um pouco melhor o passado de nosso município. Nós aprendemos que devemos preservar os nossos bens culturais e ajudar a cuidar dele.
    Provavelmente isso no futuro irá nos ajudar a sermos melhores.

    Ayane Tuane da Silva Rosa.
    N:02
    7;08

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Meu nome é Henrique Martins Vieira Felipe e curso 6° ano sala 1 da "Escola Municipal Coronel João Domingos". Para min é muito importante preservar o patrimônio cultural da cidade pois ele é como nosso tesouro.
    Até mais,
    Henrique.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito passar pelo pontilhão todos os dias, acho muito legal!

    Walace sala1 - Nº: 36

    ResponderExcluir
  6. O Projeto Educar desenvolvido pela nossa escola foi uma forma onde as pessoas puderam conhecer a história dos patrimônios da nossa Cidade e muito estimulou os jovens da nossa escola a preservá-los.

    Igor Augusto Alves Rosa - 7.08

    ResponderExcluir
  7. Esse projeto do patrimônio cultural foi um projeto de grande objetivo: preservar o patrimônio cultural de nossa cidade. Agora dou mais valor e sei como preservá-lo.
    Adorei esse trabalho!

    Letícia 9° ano

    ResponderExcluir
  8. Eu queria falar sobre a ponte de São Vicente da Estrela que está merecendo uma reforma.

    Guilherme Elias - 6º.01 - 14

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem-vindo! Ajude-nos a melhorar!