terça-feira, 19 de junho de 2012

Gruta da Lapinha e Museu Arqueológico/2012

Damôres, professora de História, concluiu sua aula sobre pré-história com seus alunos do 6º ano, em Lagoa Santa.
InlineRepresentation3b1d3e4a-e7b3-49e8-b5f5-bd020f3f1079[5]

Confesso ser apaixonada pelo assunto e pela minha profissão. Fico feliz e emocionada ao ver o brilho nos olhos dos meus alunos quando viajamos. Agradeço à pedagoga Lucimar, à diretora Mariluce, aos meus colegas de trabalho e aos pais de nossos alunos por realizarmos essa excursão.
Realizo trabalhos e visitas com alunos ao Museu Arqueológico da Lapinha e Gruta desde 1987, quando ainda seu fundador Mihály Bányai encontrava-se como guardião deste rico patrimônio histórico.
Hoje, o museu é dirigido pela historiadora e filha Érika Suzanna Bányai, que nos recebeu carinhosamente, proporcionando-nos a apreciação de cerca de 6000 peças incluindo urnas funerárias indígenas, armas, jóias primitivas e 9 fósseis humanos da Raça do Homem de Lagoa Santa. Antes da visita ao museu, o grupo teve uma aula com a historiadora Érika sobre pré-história.
A história da região teve início em 1835 com o Dr. Peter Wilhelm Lund, naturalista dinamarquês, considerado o “Pai da Palenteologia Brasileira”. Ele realizou escavações durante 10 anos e entre seus achados, o mais famoso se deu na Lapa do Sumidouro.
Com seus estudos e pesquisas, Dr. Lund concluiu que antes da população indígena, existiu no Brasil uma população muito anterior vivendo nas cavernas da região de Lagoa Santa. Desde as descobertas de Dr. Lund, a região foi palco de muitos achados arqueológicos e paleontológicos, por onde se passaram e ainda passam muitos cientistas. E foi justamente um achado na Missão na Lapa Vermelha IV, hoje município de Pedro Leopoldo que se tornou desde a década de 90, de suma importância: a Luzia.
A Gruta da Lapinha, descoberta pelo cientista Lund, em 1835, também foi visitada. Em seus salões, existem magníficos espeleotemas, que são depósitos de minerais no interior da caverna, encontrados nas mais variadas formas, atingindo uma profundidade de 40 metros.
Através das viagens, podemos ler o nosso Estado, o Brasil e o mundo.
Professora de História: Damôres Martins de Assis Corrêa
DSC02900

65 comentários:

  1. Nossa essa Gruta da Lapinha é linda.


    Mariana frade 7°21

    ResponderExcluir
  2. Nossa que gruta linda!
    Amei!

    Yasmin Teixeira 7º21

    ResponderExcluir
  3. Eu não fui nesta viagem mas os meus colegas me falaram que esta viagem foi muito boa,como a GRUTA DA LAPINHA,e o MUSEU ARQUEOLÓGICO e também o SHOPPING que tinha o castelo do terror que todo mundo que ia saia chorando.
    Igor Rodrigues Fialho da Silva.Número 16 -6ano sala 1

    ResponderExcluir
  4. oi, eu fui nesta escurção foi muito bom
    eu aprendi e ao mesmo tempo me diverti.Valeu apena!!!
    bjos!
    =) Maria Alice Campos Silva-6°1-n°25-27/06/12.

    ResponderExcluir
  5. Essa viagem foi muito legal,gostei muito dela e achei muito interessante porque aprendi muito nessa excursão sobre a nossa história.
    Tiago do 6ºano sala:22 número:32

    ResponderExcluir
  6. Eu não fui na viagem mais todos os meus colegas falaram que foi muito boa eles aprenderam muitas coisas. Uma das coisas que eles aprenderam foi sobre a gruta da lapinha eles falaram que tudo lá é muito bonito. Quem não foi também aprendeu muitas coisas e tudo que a professora falou foi muito importante para o aprendizado

    Khrifany Louhan Assis Bitencourt -6 ano sala 22 n18 02/07/12

    ResponderExcluir
  7. Eu não fui a viagem, mais todos os meus colegas que foram falaram que lá era perfeito, as colunas formadas na gruta eram muito legais como tudo lá!!!





    Amábile. n°1 6°ano1

    ResponderExcluir
  8. Eu fui na viagem e achei um máximo! Conheci a gruta, o museu da Lapinha, passeamos no shopping, enfim nos divertimos de montão. São momentos que ninguém jamais esquecerá, espero ir novamente! Adorei!!!

    ANA CLARA ABREU PASCOAL - 6ºano, Sala 01, nº04.

    03/07/2012

    ResponderExcluir
  9. Essa viagem à Lagoa Santa foi perfeita, pois eu conheci a gruta, o museu e achei lindo. Aprendi muito com essa viagem, espero poder visitar aquele lugar outras vezes.

    Carla Aparecida de Souza Silva - 6º1/ nº 09
    03/07/2012

    ResponderExcluir
  10. A excursão foi muito boa, eu amei. Fomos na gruta, no museu e no shopping.
    A excursão foi d+ !



    Isadora - 13 - 6°22.

    ResponderExcluir
  11. A GRUTA DA LAPINHA é um lugar encantador, quando fui fiquei maravilhada com tudo. Essa excursão não tem o objetivo só de aprender coisas novas, mas ela também nos traz muita diversão.

    Taís Guiçardes - Nº 24 - 9°20

    ResponderExcluir
  12. Eu fui nesta viagem e achei lá muito bonito. Gostei muito de aprender um pouco mais sobre a formação dos fóseis,ter oportunidade de poder tocar neles e aprender um pouco mais sobre a pré-história. Resumindo adorei a viagem.

    NOME: MARIA EDUARDA LEÃO MARQUES
    NÚMERO: 20 9º20

    ResponderExcluir
  13. A GRUTA DA LAPINHA é um lugar encantador e divertido! Eu não fui mas fiquei encantada com o trabalho dos alunos. Essa excursão não foi só para aprender mais, mas foi para se divertir também!

    Monique-19-7ano 21.

    ResponderExcluir
  14. Eu não fui nessa viagem, mas eu gostaria de ter ido para aprender coisas novas e me divertir muito.

    Stéphanie Oliveira-26-7ano-sala21.

    ResponderExcluir
  15. Eu não fui na viagem, mas todos os meus colegas que foram falaram que foi muito bom pena que eu não fui.

    JORDANIA KAROLINE DE OLIVEIRA 6-ANO 22

    ResponderExcluir
  16. Na gruta da Lapinha está o crânio de Luzia que é o mais antigo de toda América, eu queria estar lá, mas não fui.


    Ceźar da Silva D'ávila

    ResponderExcluir
  17. Eu não fui nessa viagem, mas eu gostaria de ter ido para aprender coisas novas e curtir o lugar muito que deve ser muito bom.

    Bruno nº5 8º

    ResponderExcluir
  18. A gruta da Lapinha é um lugar bonito. Eu não fui nesta viagem, mas gostei de ter visto as imagens que foram postadas pelo blog da escola, são muito interessantes. Parabéns pela viagem.

    André Nº3 8º14

    ResponderExcluir
  19. Eu na verdade não fui na viagem, mas gostei de ter presenciado uma das imagens postadas no blog são coisas interessantes como a de um arqueólogo.
    Parabéns as pessoas que foram até lá.
    Helieferson dos Santos Rodrigues Nº13 8º14

    ResponderExcluir
  20. Essa viagem foi muito especial. Lá aprendemos várias coisas como por exemplo, como os povos viviam naquela época e também como se formavam as rochas. THALIANNE 6º1

    ResponderExcluir
  21. Eu fui nesta viagem e aprendi muitas coisas. Me diverti com meus colegas e o mais importante foi que nós pudemos até comprar lembranças como fotos e peças que estavam á venda

    TALES GABRIEL AVELAR DOS SANTOS N° 32 SALA 1 6° ANO

    ResponderExcluir
  22. Eu aprendi com a excursão sobre a história da região teve início em 1835 com o Dr. Peter Wilhelm Lund, naturalista dinamarquês, considerado o “Pai da Palenteologia Brasileira”.E também fomos ao shopping e visitamos varios brinquedos.

    Renato Henrique_6º1_10/07/12

    ResponderExcluir
  23. Eu adoro fazer excursões como esta. Eu gostei muito. Nós fomos em muitos lugares como na gruta,o museu e em BH gastar um pouquinho.


    LUIS ANTONIO
    6ano22

    22

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito da viagem, principalmente entrar na gruta e conhecê-la, ouvir histórias sobre cada parte e cada pedra.
    Conhecer o museu foi ainda mais interessante pos causa de tudo que havia lá, ainda mais o seu formato de castelo.

    Izabela Maria dos Santos Silva nº 15
    6º22

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito da viagem. Meus colegas e eu nos divertimos muito. Foi legal aprender várias coisas que eu não sabia sobre a formação da gruta. Gostei das lembrancinhas que são vendidas no museu.

    Victor Mouro de Carvalho nº 34
    6 ano, sala 1

    ResponderExcluir
  26. Eu fui na viagem e achei muito interessante. Nós aprendemos o que é estalagmite e estalactite também aprendemos o que são colunas. As guias nos falaram que a cerca de 7.000 anos já passou um rio muito importante naquela região. Quando nós fomos no museu tinha muitas coisas, mas o que eu achei mais interessante é que lá tinha um dos crânios mais velhos da América com cerca de 11.500 anos. No shopping eu e meus colegas brincamos muito. Eu e o meu irmão fomos no cinema 6d e foi muito divertido.

    Rafael Bento -6ano-22-n27

    ResponderExcluir
  27. A Gruta da Lapinha foi muito boa. Lá tem vários lugares históricos, todos que foram gostaram bastante como eu. Nós aprendemos muitas coisas interessantes

    :)Kívia Allice. N:19 sala:22

    ResponderExcluir
  28. Eu fui na viagem e achei muito interessante. Apredemos como se forma uma coluna. Dentro da Gruta da Lapinha os guias nos falaram que há cerca de 7.000 anos atrás já passou um rio que banhava a região inteira. Quando nós fomos ao museu tinha muitas coisas como: animais empalhados e o crânio mais antigo da América com aproximadamente 11.500 anos. Nós fomos ao shopping e brincamos muito. Quase todos os nossos colegas foram ao cinema 6D.
    Gabriel Bento Stopa Lopes N08 SALA:22 6 ANO

    ResponderExcluir
  29. Eu não fui nessa viagem, mas todos os meus colegas que foram falaram que lá havia muita coisa boa, quem sabe na proxima.

    Eduardo Nº6 Serie:8º14

    ResponderExcluir
  30. Esta viagem parece que foi muito interessante. A gruta da Lapinha é cheia de arte, cheia de belezas.

    Leonardo
    7° 17

    ResponderExcluir
  31. Eu não fui nessa viagem mas eu achei muita bonita através das fotos.

    Mylena Mendes soares N:31 SERIE 7 ANO SALA 8.

    ResponderExcluir
  32. Nossa! Essa viagem deve ter sido muito legal. Pena que eu não fui, mas ainda vou conhecer. Esta gruta parece ser muito interessante.

    nome- Letícia Sousa Lima Felipe.nº-16.sala-8-7º.

    ResponderExcluir
  33. Eu adorei a viagem aprendi muitas coisas legais!! Espero ir mais vezes!!*-*

    Nome:Ana Luiza de Oliveira Butinholi/Nº05/Serie 6º1

    ResponderExcluir
  34. Eu fui na viagem, foi muito bom! Me diverti muito. Nós fomos na Gruta da Lapinha, no Museu Arqueológico e conhecemos coisas novas.
    Após sairmos do Musaeu nos fomos para o SHOPPING e nos divertimos nos brinquedos, pricipalmente no Castelo do Terror.
    Espero voltar mais vezes.

    Daphny - 6.1

    ResponderExcluir
  35. EU não fui nessa viagem mas deve ter sido muito legal. Meus colegas falaram que lá foi muito bom, quando eu tiver idade eu irei para conhecer...

    Isamara Fernanda De Souza n 18 .sala 6 1

    ResponderExcluir
  36. A excursão foi muito boa, eu amei! Fomos na gruta, museu e no shopping.
    A excursão foi muito legal!


    Keila-16-6º.22

    ResponderExcluir
  37. Eu nao fui nesta viagem mais deve ter sido muito legal. Espero que tenha uma outra oportunidade para eu conhecer a Gruta da Lapinha.

    Leticia Carolina Monteiro n 16. Sala 9

    ResponderExcluir
  38. Eu não fui na viagem, mas em 2010 eu fui. Infelizmente, neste ano, a gruta estava fechada para visitas e não tive o prazer de conhecê-la. Através das fotos mostradas aqui vejo que ela é realmente cheia de belezas naturais.

    Gabriel Bruno Freitas Pires
    n. 9.
    sala 16

    ResponderExcluir
  39. Essa viagem parece que foi incrível, pena que não pude ir, mas dá próxima irei com a benção de Deus.
    Através do relatório feito pude notar o quanto é interessante a Gruta da Lapinha, o fundador foi Mihály Bányai que era guardião deste patrimônio histórico. Hoje é sua filha Érika Suzanna Bányai quem cuida de tudo, esta é historiadora.

    Jaqueline Oliveira Fragoso Magalhães, nº21, Sala:6º1

    ResponderExcluir
  40. Eu fui na viagem! Conheci a Gruta da Lapinha, o museu e o shopping. Foi tudo muito divertido,

    Amanda da silva mendes.
    n°02 6°1.

    ResponderExcluir
  41. Para todos nós foi uma experiência incrível! Nós visitamos a Gruta da Lapinha, fomos ao museu e ao shopping. No shopping todos adoraram o castelo macabro, eu não tive essa curiosidade de ir mas, na próxima vou tentar.

    Nome: Gabriela Cristina Vaz Bertoldo.
    N°12 6°ano sala 1

    ResponderExcluir
  42. Eu não fui na excursão mas meus colegas falaram muito bem da aula que eles tiveram com a professora que deu as explicações. Da próxima vez eu vou.
    Izabela Talia Peres Lopis nº: 20

    ResponderExcluir
  43. Quando nossa turma foi, a viagem foi ótima. Pena que a Gruta da Lapinha não estava aberta pra ser visitada na época. Mais a viagem foi muito boa e nos divertimos muito. As viagens com a turma são sempre legais.

    Ana Luíza Alves da Silva, nº6, sala02, 8ºano.

    ResponderExcluir
  44. Fomos a Gruta da Lapinha! Lá na gruta vimos muitas galerias, muitas estalactites e muitas estalaguitites e vimos muitas formações de colunas. Depois fomos no Museu Arqueológico lá havia fósseis, panelas de pedras que podem ter até 15.000.000 anos, vimos também muitas espécies de animais extintos que foram empalhados. Foi expetacular!!

    Lívia Martins-n-21-22-6-ano

    ResponderExcluir
  45. A viagem foi interessante pois aprendi muito sobre estalagmite e estalagtite. Fui no castelo do terror, foi muito legal mas, também foi muito assustador! Tinha homens com armas e me assustou.

    Talisson Resende Bartolomeu--6 ano-29-sala 22

    ResponderExcluir
  46. Eu fui ao zoológico vi várias espécies de animais como leões, macacos e outros tipos de animais silvestres. Lá foi muito legal aprendi muito!

    nome;natanael n;21 sala;9

    ResponderExcluir
  47. A viagem de Belo horizonte eu não pude ir, mas meus colegas que foram falaram muito bem da gruta e de outras coisas muito legais que eles gostaram. Da próxima eu irei.

    Pedro Henrique dos Santos Neto sala 9 6 ano

    ResponderExcluir
  48. A viagem a gruta foi muito legal porque eu aprendi várias coisas do passado de Minas Gerais. No Museu foi muito bom porque eu vi muitas peças arqueológicas.

    Arthur Rodrigues Mendes Veloso sala:1 numero:6 6°ano

    ResponderExcluir
  49. Oi, eu gostei muito da viagem para Gruta da Lapinha, vi várias coisas legais. Eu e meus colegas fomos ao shopping, brincamos muito lá. Agradeço por terem feito essa excursão para Gruta da Lapinha

    kessialourem ano=6 sala=22

    ResponderExcluir
  50. O assunto mostrado aqui, sobre a gruta, é muito interessante. Através desta leitura dá para aprendermos muito.

    Moisés Nunes Lopes Neto n18 Turma:7 21.

    ResponderExcluir
  51. Gostei muito de ver as fotos da viagem a gruta da Lapinha. Parece que foi muito divertido.

    Maria Cristina Nº:14 - 7.21

    ResponderExcluir
  52. Eu não fui para Lagoa Santa, mas minhas colegas que foram falaram que a viagem foi muito boa. Visitaram o museu, foram ao shopping e aprenderam muitas coisas. Todos se divertiram muito. Lá tem muitos lugares históricos. A professora que foi com meus colegas foi a Damôres, eles foram de ônibus. Eles contaram do crânio muito antigo chamado Lúcia.


    Geovana luisa da silva numero;11 6 22

    ResponderExcluir
  53. Eu fui na viajem. Fomos na gruta da Lapinha, ao museu e no shopping. Nos divertimos muito. Na volta vimos no meio do caminho o asfalto que estava quebrado. Nossa eu amei ir em BH.

    Caroline Trevenzolli de Souza - 5 - SALA;22

    ResponderExcluir
  54. Não fui na viagem, mas meus colegas que foram falaram que foi muito legal. Eles falaram que aprenderam muita coisa com a professora Érica, no Museu Arqueológico e na Gruta da Lapinha.

    Ana Carolina Bitncourt de Souza 1 6-22

    ResponderExcluir
  55. Apesar de eu não ter ido na viagem, meus amigos me disseram que foi muito legal. Deu para ver através das fotos e informações do blog que eles falaram a verdade.

    Geovane Dutra/6°-1/28-08-2012

    ResponderExcluir
  56. Eu não fui na viagem para Gruta e museu,mas meus colegas disseram que foi muito bom. Eles também foram ao shopping e se divertiram muito.

    Lucas Alexandre N°24 SALA°01

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu naõ fui na viagem mais meus colegas disseram que foi muito legal e muito divertido. Na próxima eu irei.
      Natália lopes dos santos n]26

      Excluir
  57. Eu não fui na excursão mas meus colegas falaram que foi muito legal, e eu achei muito bom da parte dos professores de dar aos alunos esse prazer de conhecer lugares lindos.

    Raquel de Nazaré Oliveira 6 22 29/08/12

    ResponderExcluir
  58. Eu não fui na viagem mas meus colegas falaram que foi muito divertido. Todos chegaram muito felizes no outro dia.

    Onice Pereira de Matos n27

    ResponderExcluir
  59. Eu adorei a viagem foi muito legal!
    Nós aprendemos muitas coisas!
    Adorei!

    Samara Pinheiro n°31 6°1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito porque todos os meus colegas foram na viagem. Nós fomos na gruta, no museu e também ao shopping, onde nos divertimos muito.

      Felipe numero7 6°sala 9

      Excluir
  60. Eu não fui na viagem, mas como meus colegas falaram que lá é muito divertido espero um dia poder conhecer.


    Matheus Henrique caetano n24-ano6-22

    ResponderExcluir
  61. Eu fui na viagem. Fomos na gruta da Lapinha, no museu e no shopping. Eu achei muito interessante. Adorei! Espero poder voltar lá.

    Victor Lucas severiano da silva n33 6ano22

    ResponderExcluir
  62. Eu não fui na viagem mas queria muito ter ido. Meus colegas me falaram que foi muito bom.

    Igor Felipe Damasio Silva - 09 - 6.09

    ResponderExcluir
  63. Eu não fui para Lagoa Santa, mas minhas colegas que foram falaram que a viagem foi muito boa. Visitaram o museu, foram ao shopping e aprenderam muitas coisas. Todos se divertiram muito. Lá tem muitos lugares históricos. A professora que foi com meus colegas foi a Damôres, eles foram de ônibus

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem-vindo! Ajude-nos a melhorar!