terça-feira, 26 de junho de 2012

Projeto Xerimbabo - USIMINAS

SDC18179Há vários anos a USIMINAS convida nossa escola para participar da Exposição de Educação Ambiental do Projeto Xerimbabo. Este ano mais uma vez, o 4 º ano participou com a parceria escola e família, fazendo uma excursão no dia 14 de junho de 2012.

Xerimbabo é uma palavra indígena que significa “ animal de estimação”. O tema escolhido de 2012 – Os Quatro Elementos da Natureza.

A abordagem pedagógica em relação aos quatro elementos e a energia no planeta foi a função dos monitores. Em cada quiosque uma apresentação sobre a Água, o Ar, a Terra e o Fogo e as suas importâncias para a Vida no planeta através de um ensaio sobre as energias sustentáveis. Por tanto despertando nos visitantes a necessidade de cuidar e preservar os elementos da natureza a partir da atitude de cada um. Nossa vida está intimamente ligada aos elementos da natureza e aos seres que nela vivem.

Os nossos alunos participaram ativamente demonstrando curiosidade e ao mesmo tempo interagindo com naturalidade com os conceitos sobre meio ambiente.

Mariêta Augusta Pereira Caldas - Pedagoga

image

Vejamos comentários dos alunos:

A VIAGEM À IPATINGA

Eu gostei muito da USIPA, pois com este projeto aprendemos a preservar a natureza. Neste ano o tema é sobre os quatro elementos da natureza, que são: Água, Ar, Fogo e Terra.

Aprendemos que não devemos poluir o ambiente, a água e o ar. Também que devemos reciclar materiais.

Os monitores nos mostraram que existem vários tipos de energia, mas a mais limpa é a energia solar. Esta luz faz bem para os seres vivos, plantas e animais.

Quanto a água devemos economizar, pois se isso não for feito daqui a alguns anos faltará água potável.

Camilla Mendes

A parte que eu mais gostei foi a do zoológico porque eu vi bichos que nunca vi de perto.

Ícaro Miguel Santana Luna

Quando cheguei ao shopping fui direto tomar mylck cheyck, depois fui para as lojas. Logo depois fui encontrar os colegas perto do cinema e assistimos Madagascar 3, foi ótimo.

Sthefani

O que eu mais gostei foi do zoológico. Eu vi leão, onça pintada, lobo guará, macaco prego, tartaruga e muitos outros animais. Eu adorei.

Cinthia

Na USIPA aprendemos sobre o projeto Xerimbabo, o tema é, os quatro elementos da natureza que são : a Água, o Fogo, o Ar e a Terra.

Aprendemos a economizar a energia, o dinheiro e respeitar o meio ambiente pois é mais que o começo para viver.

Rafaela Marçal

 

Eu gostei mais da hora da trilha porque fomos na divisa de Ipatinga e Coronel Fabriciano.

Maria Izabel

A minha Viagem Para Ipatinga

Nós saímos de Raul Soares no dia 14 de junho de 2012 às 5h da manhã.

Chegando lá em Ipatinga nós fomos direto para USIPA. A parte que eu mais gostei foi no zoológico. Há muitos bichos como: onça pintada, leão, jacaré, arara azul, gavião, coruja. O lobo guará estava dormindo porque ele caça à noite.

Samira de Souza Professora: Fabiana 4º Ano

 

PROJETO XERIMBABO

Nossa viagem à Ipatinga aconteceu no dia 14/06/2012.

Assim que chegamos, um rapaz nos guiou até um quiosque e disse que o tema era os quatro elementos da natureza: AR, ÁGUA, FOGO e TERRA.

Foi interessante aprender sobre eles.

Todas as coisas que separamos para jogar no lixo, podemos reciclar fazendo roupas para bonecas, rodinhas de carrinho, bolsas, quadros e enfeites.

No zoológico, vimos muitos animais que não tem em Raul Soares.

O parque é lindo, com muitos brinquedos diferentes e andar de pedalinho foi muito divertido.

No cinema foi muito legal.

Querem, Karla , Caroline, Raíssa Emanuelly

Professora: Marilene 4º Ano

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Geografia – Profª: Rosália - Uma nova forma de aprender

No dia 17/05, alguns alunos do 9º7, Moisés Tôrres, Ivan Oliveira, Iago, Cynthia, Daiane, Yasmin e Maria Alice apresentaram um trabalho desenvolvido com o assunto relacionado a CEI – Comunidade dos Estados Independentes.

image

A apresentação do trabalho precisou de 4 aulas, durando aproximadamente 3 horas e meia. O trabalho foi muito bem apresentado, os alunos prepararam um trabalho bem interativo, com charges, slides de apresentação, exercícios de fixação além de cartazes.

P1000932 A professora do 9º7, Rosália, da área de Geografia sempre pede para que os alunos desenvolvam trabalhos de apresentação, para que sejam avaliados.

Os trabalhos de Geografia são divididos em temas para cada grupo, assim é muito mais fácil aprender!

Os jovens deram um show à parte, uma explicação surpreendente, uma verdadeira aula! Apresentações em telas com uso de data show fez com que a apresentação ficasse mais atrativa.

Foi ainda exibida uma revisão das duas grandes guerras Mundiais, além de um clip sobre a vida do ditador Alemão Nazista Hitler.

“Fizemos de tudo para dar certo, desempenhamos o máximo possível para a preparação da aula e conseguimos. Foi surpreendente. Agora estamos prontos para a próxima!”

Moisés Galinari Tôrres – 9º7

terça-feira, 19 de junho de 2012

ALÉM DE PROFESSORES, ATLETAS.

Treinar para uma corrida é um ato de fé, participar dela é um ato de coragem.

Correr faz bem para a saúde. Correr faz bem para o corpo. Correr com os amigos faz bem para a alma.

“Buscamos qualidade de vida conciliado com uma mescla de realização, conquista, luta e esforço, tudo isso com momentos de muito prazer e diversão.”

CIRCUITO ADIDAS – ETAPA INVERNO

17/06/2012 - PAMPULHA - BH

Gruta da Lapinha e Museu Arqueológico/2012

Damôres, professora de História, concluiu sua aula sobre pré-história com seus alunos do 6º ano, em Lagoa Santa.
InlineRepresentation3b1d3e4a-e7b3-49e8-b5f5-bd020f3f1079[5]

Confesso ser apaixonada pelo assunto e pela minha profissão. Fico feliz e emocionada ao ver o brilho nos olhos dos meus alunos quando viajamos. Agradeço à pedagoga Lucimar, à diretora Mariluce, aos meus colegas de trabalho e aos pais de nossos alunos por realizarmos essa excursão.
Realizo trabalhos e visitas com alunos ao Museu Arqueológico da Lapinha e Gruta desde 1987, quando ainda seu fundador Mihály Bányai encontrava-se como guardião deste rico patrimônio histórico.
Hoje, o museu é dirigido pela historiadora e filha Érika Suzanna Bányai, que nos recebeu carinhosamente, proporcionando-nos a apreciação de cerca de 6000 peças incluindo urnas funerárias indígenas, armas, jóias primitivas e 9 fósseis humanos da Raça do Homem de Lagoa Santa. Antes da visita ao museu, o grupo teve uma aula com a historiadora Érika sobre pré-história.
A história da região teve início em 1835 com o Dr. Peter Wilhelm Lund, naturalista dinamarquês, considerado o “Pai da Palenteologia Brasileira”. Ele realizou escavações durante 10 anos e entre seus achados, o mais famoso se deu na Lapa do Sumidouro.
Com seus estudos e pesquisas, Dr. Lund concluiu que antes da população indígena, existiu no Brasil uma população muito anterior vivendo nas cavernas da região de Lagoa Santa. Desde as descobertas de Dr. Lund, a região foi palco de muitos achados arqueológicos e paleontológicos, por onde se passaram e ainda passam muitos cientistas. E foi justamente um achado na Missão na Lapa Vermelha IV, hoje município de Pedro Leopoldo que se tornou desde a década de 90, de suma importância: a Luzia.
A Gruta da Lapinha, descoberta pelo cientista Lund, em 1835, também foi visitada. Em seus salões, existem magníficos espeleotemas, que são depósitos de minerais no interior da caverna, encontrados nas mais variadas formas, atingindo uma profundidade de 40 metros.
Através das viagens, podemos ler o nosso Estado, o Brasil e o mundo.
Professora de História: Damôres Martins de Assis Corrêa
DSC02900

Trabalho de Geografia – Profª: Márcia Barbosa

SAM_0465 Nós alunos do 6º Ano 01, realizamos um trabalho de apresentação sobre temas variados na disciplina de Geografia.

As opções de confecções dos trabalhos foram: Sistema Solar, Eras Geológicas, Terra por Dentro e Placas Tectônicas.

Sobre o Sistema Solar foram entregues várias maquetes, a maioria incríveis réplicas dos planetas. Um dos trabalhos era sobre a NASA, National Aeronautica and Space Administration (Administração Nacional da Aeronautica e Espaço.) falando de várias expedições e curiosidades sobre ela.

O grupo das Eras Geológicas fez uma magnífica maquete sobre a era Mesozóica, com dinossauros, vulcões e florestas.

No trabalho a Terra por Dentro, nos foi mostrado as camadas da Terra e também fizeram um vulcão, usando bicarbonato de sódio para representar as erupções vulcânicas, o que muito enriqueceu sua apresentação.

No meu trabalho, placas Tectônicas, apresentei um cartaz com vários tópicos explicando sobre as placas e seus movimentos, e maquetes representando a ação destas.

Todos tivemos a oportunidade de ampliar e enriquecer nossos conhecimentos, pois pesquisamos, estudamos, questionamos e apresentamos os resultados do nosso aprendizado.

Henrique Martins Vieira Felipe