Dia-a-dia da escola - Rua Rufino Rocha, 329 Centro - Raul Soares Cep: 35350-000 Tel: (33) 3351-1613)
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
PROBLEMA DE RACIOCÍNIO LÓGICO – FEIRA CULTURAL
A coleção de selos
Luis Felipe ganhou 4 selos para sua coleção, mas está confuso sobre a origem de cada selo. Vamos ajudá-lo a classificar seus selos? Observe as dicas abaixo:
- O selo com a figura de um trem é vermelho.
- O selo alemão tem figura de um corredor.
- O selo cuja figura tem uma flor não é francês.
- O selo da Suiça não é vermelho
- O selo que tem a figura de um avião não é amarelo.
- O selo dos Estados Unidos é azul.
- O selo com a figura de uma flor é verde
PAÍS | França | Alemanha | EUA | Suiça |
COR | Vermelho | Amarelo | Azul | Verde |
FIGURA | Trem | Corredor | Avião | Flor |
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
OLP - OLÍMPIADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA: ESCREVENDO O FUTURO
Durante o 2º bimestre, nossa escola se envolveu com as Olimpíadas da Língua Portuguesa através de diversas atividades como produção de textos, entrevistas e outros. Ela foi desenvolvida em diversas séries.
Para selecionar os melhores textos dos alunos, contamos com uma comissão formada por alguns cidadãos qualificados da nossa cidade:
Categoria: POEMA
Chegou a hora de avaliar…
Avaliar a produção dos alunos não é nada fácil. Talvez seja a tarefa mais complexa do educador, não acontece apenas pelo intenso trabalho, mas pela seriedade que ela exige.
A avaliação é, na verdade, uma atividade inerente ao papel do professor. Está presente em todo o processo de ensino-aprendizagem, até mesmo na autoavaliação, que analisa e replaneja a própria prática.
Ao trabalhar com gênero poema, pudemos saborear e ouvir várias poesias, lançar um olhar poético sobre a cultura da comunidade local e agora conhecer um dos nossos aluno-poeta da classe.
Levando em conta o que está em jogo quando avaliamos os textos dos alunos e que a avaliação não é um fim ou apenas o ponto final do trabalho, as produções foram lidas, selecionadas, reescritas para então chegarmos aos poemas que seguem:
Profª: Marcilene dos Anjos – 5º ano
POEMA GANHADOR: O LUGAR ONDE VIVO
Daiane Vitória Nobre Nunes de Morais – 5º ano
No lugar onde vivo
Tem cachoeiras fresquinhas,
E uma zoeira gostosa,
Que atrai os casaizinhos…
---xx---
No lugar onde vivo,
Há ruas calçadas
Há poeira em estradas
Que nos levam a belas matas.
---xx---
No lugar onde vivo
Tem hortas comunitárias
Que ajudam os moradores
A viverem masi saudáveis.
---xx---
No lugar onde vivo
Há vizinhos prestativos
Apesar de ser pequena
É Uma Cidadezinha festiva!
---xx---
Há bandos de maritacas
Canarinhos e pardais
Nossa fauna é variada
Oh! Que bela paisagem!
---xx---
Nossos rios Tranquilinhos
Santana e Matipó
Quando chove um pouco mais
Revoltam que dá dó.
---xx---
Sou feliz vivendo aqui
Acho que os outros também
Esse povo acolhedor
È digno de parabéns.
---xx---
Nossos parabéns a outros dois alunos que, também, tiveram seus textos selecionados:
- Lucas Souza Lima Felipe – 5º ano – Sala 20
- Iara Moreira Caldas – 5º ano – Sala 20
Matemática - 6º ao 8º ano – LIVRO DE LITERATURA – Profª: Marlene Martins Trevenzoli
Nós também somos escritores!
Os alunos escreveram livros muito criativos. Confira abaixo alguns comentários:
“...é muito interessante, porque estimula o nosso pensamento e a nossa imaginação.” Dalva Cristina de Oliveira Carvalho- 7º ano Sala 22
“Fazer o livro foi uma experiência muito boa, planejar cada detalhe, formar, encaixar cada figura, fazer uma história... Ana Luíza Alves da Silva- 6º ano – Sala 20
“Deu trabalho para fazer o livro, mas valeu a pena, porque era uma sensação tão legal, de estar ali fazendo uma coisa que seria uma lembrança para minha vida” Alícia Agnes Duarte Souza 6º ano – Sala 20
“Fazer o livro foi muito divertido e interessante descobrir a arte da imaginação e passar para o papel toda a sua criatividade, escrever, desenhar e colorir são dons da arte.” Bárbara Eliza Teixeira Barcelos – 6º ano – Sala 21
“Eu adorei fazer o livro. O meu pai me ajudou a formular a história. Nós nos divertimos muito.” Vanessa Alves Firmino-6º ano – Sala 21
“Fazer este livro foi muito legal. Com ele eu descobri que é possível aprender se divertindo.” Vitória Hellen Mendes Lima - 6º ano – Sala 21
“O nome do meu livro é “VIVAMÁTICA” é a mistura de Matemática com a vida. A Matemática está em todo lugar, como preços, descontos, orçamentos domésticos, entre outros. Por isso criei, para mostrar o quanto precisamos de Matemática mesmo que não goste.” Maria Luíza Pereira Mendonça- 7º ano 22
“ O livro que eu fiz é um livro de poemas e eu amei fazer esse livro, porque despertou mais ainda a minha inteligência. O livro “roubou” muito o meu tempo, me fez até respirar fundo e contar até 10.
Este livro teve seus momentos ruins e bons. O ruim foi que esgotou a minha paciência de tanto pensar, me “roubou” muito tempo. O bom foi que eu amo Matemática e tive muito prazer em ficar impaciente.
Eu perdi alguns programas que assisto na TV, mas valeu a pena porque eu gostei muito de fazer este livro.
E se preciso, eu faria vários, quantas vezes fosse necessário, mas só se for de Matemática .
Bom quero dizer para quem está lendo este texto que não se desanime quando ver o tamanho do problema, porque o problema é grande mas a solução é pequena.
Bom! Bom mesmo foi na hora que acabei, que vi aquele livro lindo, cheio de poemas, desenhos, nossa me encantei!” Paloma Sirqueira Barbosa 8º ano – Sala 9.