segunda-feira, 23 de junho de 2014

FESTA JUNINA DIA 11/06/2014



Nossos agradecimentos às pessoas que fizeram da nossa festa junina um grande sucesso.

Agradecemos a todos! Funcionários, alunos, famílias e patrocinadores que de alguma forma ajudaram em nossa Festa Junina.
 Foi realmente um sucesso! A família CORONEL sabe que nunca estamos sós, é verdade. É bom saber que temos amigos em quem podemos confiar. Pessoas que nos apoiam e nos acolhem com tanto carinho.
 É importante saber que ao nosso lado estão sempre os amigos, estendendo-nos as mãos e nos apoiando. Somos gratos a Deus por ter conhecido tantas pessoas boas, de coração aberto e firme.
 Queremos agradecer a você por tudo... Pela doação, pelo empenho, pela dedicação e/ou pela participação. Em especial por estar ao nosso lado, sempre.
Disponha da nossa amizade sincera e receba nosso eterno agradecimento. Que Deus dê em dobro a todos!

A DIREÇÃO.








































































terça-feira, 10 de junho de 2014

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A NOSSA FESTA JUNINA "ARRAIÁ DO CORONÉ"


QUADRILHA
Hoje é festa.
Hoje é quadrilha.
Todos dançando
e cantando de alegria.
Olê, olê, pode chegar!
Começa ás 17:30, mas não tem hora de acabar.
Tem fogueira, tem canjicão, tem balão e muita diversão.
Vamos chegando meu povo,
que é no Corné que o trem fica bão!!!!

Aluna: Giovanna Emanuele Monteiro Siqueira
professora: Letícia Zinato Campos
4º ano








quarta-feira, 4 de junho de 2014

CONVITE PARA A FESTA JUNINA DA ESCOLA MUNICIPAL "CORONEL JOÃO DOMINGOS"




TEATRO NA HISTÓRIA



História do Descobrimento do Brasil

Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.

Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil. 

A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela  Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária (370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha. 

Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas. 

Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por exemplo, franceses, holandeses e ingleses. Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.


Ensaios para a quadrilha da Festa Junina da Escola Municipal "Coronel João Domingos"





A Escola Municipal " Coronel João Domingos" preparando para a copa.