sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Incentivo à Evangelização–Ordenação do Frei Wander

No último dia 22/11, nossa escola foi contemplada com a visita de alguns religiosos que vieram falar sobre a importância das “vocações” e disseminar a evangelização.

Este evento foi proporcionado a várias escolas da cidade através das ações que fizeram parte da Ordenação Sacerdotal do Frei Wander, filho da nossa terra.

SAM_6294SAM_6296SAM_6298SAM_6313SAM_6319SAM_6322

Conexão entre escolas–Iniciativa Cultural

Com o intuito de valorizar a cultua e preservar a harmonia entre as escolas, recebemos os alunos do colégio Anglo, que nos presenteou com a apresentação de uma bela peça teatral: “O Alto da compadecida”

Sentimos orgulhos em ver a atuação dos alunos, principalmente pelos nossos ex-alunos que estavam compondo e participando do teatro.

A todos, alunos e direção do Colégio Anglo, nossos agradecimentos.

SAM_6258SAM_6260SAM_6264SAM_6266

A importância da leitura

Foi com satisfação que nossa escola recebeu a doação de 100 livros literários, pelas mãos da Sra. Elizabeth, “amiga da escola” e irmã da professora Eliane Cristine. Trata-se de livros obtidos pelo banco Itaú como incentivo a leitura.

Desde já agradecemos e desejamos que, atitude como esta, continue acontecendo.

SAM_6213SAM_6215SAM_6219SAM_6220

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Projeto Abrindo Horizontes–Tempo Integral (Relatórios das visitas)

Câmara Municipal

No dia 23/10 os alunos do Tempo Integral da EM Coronel João Domingos foram recebidos na Câmara Municipal pelo Presidente desta José Mara Peixoto,o Vice José Maria de Oliveira(Zezé da Farmácia), pela vereadora Cleusa Conceição Araújo e o vereador Geraldo Pereira Melo.

Na visita realizada as crianças tinham muitas dúvidas e foi feito uma troca: os vereadores se sentaram nas cadeiras e as crianças faziam suas perguntas da Tribuna.

A primeira mulher não só a ser vereadora como Presidente da Câmara foi Dona Vilma Menezes da Fonseca (1983/1988)

Foi mostrada a bandeira de Raul Soares e o seu significado. Os alunos também queriam saber o porquê do número de vereadores, e foi explicado que os vereadores são votados de acordo com o número de habitantes do município. O Presidente da Câmara é votado de 2 em 2 anos. O vereador que mais teve mandatos no Brasil foi o Senhor Joaquim Fragoso: 12 mandados consecutivos.

Um projeto só vira lei depois de ser colocado no “Projeto de Lei”, a Câmara faz a reunião, discute sobre a referida lei e vai a votação. É necessário 2/3 dos votos dos vereadores para ser aprovado.

O momento que as crianças mais gostaram foi quando se sentaram nas cadeiras dos vereadores.

A visita foi proveitosa e, com certeza aprenderam a serem um pouco mais cidadãos conscientes.

Conselho Tutelar

Ao dia 29 de outubro às 13:00 horas os alunos do Tempo Integral foram ao Conselho Tutelar onde foram recebidos pelas Conselheiras Júlia,Célia, Maria de Fátima e a secretária Marcelia

O Conselho Tutelar, aqui em Raul Soares, foi fundado em 13 de maio de 1999 e sua função é aconselhar, acompanhar e encaminhar. Através de denuncias os Conselheiros vão até a residência conversam sobre a denúncia,conferem a veracidade dos fatos. Depois disso eles acompanham as crianças no convívio familiar, escolar, na vida social. E por fim ,se for necessário,se nada for mudado, eles encaminham o caso para a promotoria.

Além do Conselho Tutelar, tem o Conselho Municipal e a Presidente desde conselho é a Lúcia Miranda, e é através deste conselho que o Tutelar tem condições de trabalhar.

O Juiz e o Promotor tiveram uma reunião com o Conselho e um dos assuntos debatidos foi o caso de que toda vez que tiver uma briga nas escolas (seja física ou verbal) um ato infracional é necessário que se faça um Boletim de Ocorrência.

Mas não cabe somente as autoridades zelar pelo bem dessas crianças e adolescentes.Cabe a sociedade ajudar, fazendo denúncias não só de maus tratos, mas também quando tem um menor consumindo bebidas alcoólicas e em locais suspeitos.

Só com a ajuda de todos essas crianças e adolescentes poderão se tornar bons cidadãos.

Polícia Militar Ambiental

Raul Soares tem ao todo 2,142 quilômetros quadrados e para tomar conta disso tudo além da Policia Militar,a Civil, temos também a Policia Militar Ambiental.

O Cabo Gonçalves Dias da Policia Militar Ambiental esteve no dia 31/10 na EMCJD para fazer uma palestra aos alunos do Tempo Integral dentro de Projeto “Abrindo Horizontes” uma iniciativa da Prof. Tatiana Santos.

O Cabo nos disse que é muito território a ser vistoriado para pouco militar. São somente 7 neste agrupamento.

O Cabo nos mostrou um pequeno filme “Pardo sim,Sujo não” o que encantou todas as crianças. Depois de ter assistido ao filme, o Cabo fez perguntas sobre tudo que envolvia o filme, já que o mesmo falava de um peixinho que saia de sua casa e ia contra a maré até chegar a nascente enfrentando muitos problemas, por exemplo a poluição.

Informou-nos que por causa da erosão muitas nascentes são cobertas, ou seja desaparecem.

A partir de primeiro de novembro começa a época da piracema, é a época em que os peixes fazem a desova e a pesca nesse período é extremamente proibida, mesmo para quem tem permissão.

As crianças participaram com muita consciência, citando até exemplos. Tenho certeza de que tudo que essas crianças e adolescente estão aprendendo está ficando guardado e,quando necessário, eles colocarão todo o aprendizado em prática.

Festa do pré-adolescente–14/11/2014

Momento proporcionado pela escola para promover uma confraternização baseada na integração,  diversão e alegria entre os alunos do 6º ao 9º ano.

SAM_6223SAM_6225SAM_6233SAM_6234SAM_6237SAM_6244

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Palestra: Respeito e Relacionamento

Considerando que somente através do respeito e de um relacionamento harmônico, a escola recebeu a Sra. Luciete, catequista que é envolvida com vários seguimentos religiosos, para falar sobre o assunto. Ela mostrou que o relacionamento de hoje que vai garantir o tipo de fruto que irão colher no futuro.

É através de atitudes como esta, disponibilidade e prontidão, é que conseguiremos fazer com que nossos alunos possam colher bons frutos e serem cidadãos conscientes. Obrigada “Luciete!”

SAM_6093SAM_6098SAM_6104SAM_6096

SAM_6198SAM_6199SAM_6200SAM_6201

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Palestra: Drogas, Sexualidade na adolescência e a Construção da Cidadania

Aconteceu hoje (01/11) a palestra mencionada acima, contando com a presença da Lúcia Miranda (Consep) e do SGT Emerson.

Houve total interação com os alunos, que entre outros, sanaram diversas dúvidas.

A escola parabeniza a equipe pelo brilhante projeto.

SAM_6129SAM_6130SAM_6134SAM_6136SAM_6153SAM_6157

Confraternização do Dia dos Professores

No dia 26/10, foi comemorado o “Dia dos Professores”, momento em que se reuniu todos os funcionários da E. M. “Coronel João Domingos”. A noite foi regada com muita comida gostosa, sorteio de prêmios, música e muita alegria"!

Foto: Festa dos professores 2013! Td de bom!

Projeto Abrindo Horizontes - Tempo Integral (Relatório da visita ao Quartel da Polícia Militar)

Quem nos recebeu no quartel da polícia militar foi o Sargento Emerson, conhecido por todos pelo excelente trabalho com o Proerd.

Começou falando sobre as leis: “elas são criadas pelo planalto, chegando até os municípios, e cabe à polícia militar e a polícia civil, fiscaliza-las e cumpri-las”. Disse que deve haver imparcialidade nas apreensões e prisões.

Sobre as armas, falou que a polícia militar utiliza as de pequeno porte e só em casos extremos. Deixou claro que, se uma criança encontrar uma arma, o correto a se fazer, é chamar um adulto e, nunca colocar as mãos.

Em Raul Soares temos três viaturas e vinte e cinco policiais, destes, duas são femininas, quando há necessidade eles pedem auxílio em Manhuaçu. Informou que aqui não há canil.

O sargento nos apresentou todo o quartel, inclusive a sala onde são feitas as ocorrências, explicou que existem prioridades no atendimento.

A soldado Juliane Romagnoli Rocha falou sobre os problemas relacionados ao “trote”, ele atrapalha muito o trabalho dos policiais.

Foi dito também sobre o AAC (Atestado de Antecedentes Criminais). É como se fosse uma ficha criminal da pessoa que fica registrado para o resto da vida.

Polícia não é sinônimo de guerra, violência e morte.

“O prestígio da polícia militar está vinculado à preparação moral e profissional dos seus servidores.”

Tatiana Santos – Professora

Projeto Abrindo Horizontes (Tempo Integral) – Relatório Polícia Civil

Os alunos da E. M. “Coronel João Domingos” realizaram no dia 03/10, visita à Delegacia de Polícia Civil localizada na cidade de Raul Soares. A ação faz parte do Projeto Abrindo Horizontes que está sendo desenvolvido pela professora Tatiana Santos, visando enriquecer e aprimorar o conhecimento dos alunos no que diz respeito às instituições públicas existentes no município.

Durante a visita foi exposto aos estudantes os setores em funcionamento na DePol bem como as funções exercidas por policiais civis, agentes penitenciários e funcionários públicos municipais que contribuem, diariamente, nas diversas ações desenvolvidas.

Os estudantes se mostram extremamente curiosos com os trabalhos realizados na delegacia e na cadeia pública. A fim de sanar as dúvidas os alunos elaboraram diversas perguntas que foram prontamente respondidas pelos funcionários lotados nesta unidade.

Foram realizados questionamentos referentes à atuação da Polícia Civil na repressão à criminalidade bem como o papel exercido pela instituição na regulamentação de serviços públicos tais como confecção de Documento de Identidade e de Trânsito.

No dia seguinte foi realizada uma visita à escola na qual o agente Rodrigo Jacques Barbosa do Carmo e a autoridade policial que subscreve, sanaram diversas dúvidas que surgiram após a visita à Delegacia.

Durante os dois dias os alunos foram alertados dos riscos de se envolver com drogas bem como as sanções que podem ser impostas em caso de prática de ato infracional.

Os alunos foram informados ainda sobre as funções dos policiais que atualmente trabalham na Unidade e sobre a atuação do Delegado de Polícia como o primeiro garantidor dos direitos do cidadão.

Por fim, saliento que a visita foi extremamente proveitosa, no intuito de mostrar o papel exercido pela Polícia Civil de Minas Gerais e sua importante atuação no atual Estado Democrático de Direito.

Rodrigo Otoni Nogueira – Delegado de Polícia