terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Alunos da Escola Municipal Coronel João Domingos se destacam na OBMEP 2012

 Os alunos da Escola Municipal Coronel João Domingos obtiveram destaque no resultado da oitava edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, divulgado na última sexta-feira, 30 de novembro, conquistando 4 medalhas (uma de ouro, uma de prata e duas de bronze) e 9 menções honrosas.
Mais de 19 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Depois do excelente resultado conquistado alcançando o 1º lugar no IDEB do 6º ao 9º ano em nosso município, com média de 6,2, ver nossos alunos sendo destaques nesta tão importante olimpíada só vem ratificar a crescente qualidade do ensino oferecido em nossa escola.
Tudo isso é fruto do excelente trabalho realizado por toda a equipe do Coronel, sempre apoiada por uma excelente supervisão pedagógica e pela diretora Mariluce da Consolação M. Rocha, que com muita dedicação não mede esforços para incentivar e oferecer todo o suporte necessário aos professores e alunos.
Parabéns a todos os premiados da 8ª OBMEP e o nosso muito obrigada à diretora Mariluce que encerra sua gestão com chave “de ouro”.



Alunos premiados
Medalha de Ouro: Angélica Aparecida Raspante Beligoli (Nível 1)
Medalha de Prata: Lucas Luna da Silva (Nível 2)
Medalha de Bronze: Jéssica de Sousa Valeriano (Nível 1)
Carlos Eduardo de Freitas Loiola ( Nível 2)

Menção Honrosa:
 

Nível 1
Cézar da Silva D’ávila
Izabela Maria dos Santos Silva
Lívia de Sousa Lima Ramos
Lucas Sousa Lima Felipe
Vinícius Henrique Aquino Tobias

Nível 2
Daniel Noronha Barros de Paula
Joice Kelli da Silva Souza
Luiz Vidal Junior
Rafael Bitencourt Chaves

Com informações das Professoras Juliana Chaves e Juliana Elvira

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

TRABALHO DE PORTUGUÊS - PROF. Neudimar Moreira (Ano: 7º - Sala: 08)



Atenção: A digitação dos textos é de inteira responsabilidade dos alunos. 

* Grupo 01:

Nós entrevistamos a Mariluce, Diretora da escola municipal coronel João domingos, No dia 08/11/12 com o tema educação e leitura para o trabalho do Neudimar,Nós a entrevistamos na sala dos professores da escola.
Nós falamos sobre o tema educação e leitura ela disse que alguns pais devem ter mais entrosamento com os filhos alguns se preocupam mais outros não se preocupam com a vida escolar dos filhos.

Entrevistador: O que você acha da nossa escola?
Entrevistada: Bom excelente.
Entrevistador: O que você acha que deve ser feito para aumentar o nível de educação escolar?
Entrevistada: Eu acho que deve ter mais entrosamento com os pais os alunos também têm que ter compromisso alguns pais já fazem isso, mais outros não Se preocupam com seus filhos.
Entrevistador: Você acha que devem aumentar a biblioteca para incentivar a leitura no ambiente escolar?
Entrevistada: Pode ser mas nem sempre uma biblioteca grande que faz os meninos estudarem.
Entrevistador: O que acha que dever ser feito para incentivar a leitura na escola? 
Entrevistada: Talvez jogos onde os alunos possam ler e fazer apresentações.
Entrevistador: O que você acha dos professores da escola? 
Entrevistada: São ótimos!


* Grupo 02: : Guilherme,Igor,Samuel,Osvaldo,Wivaldo

Educação e Leitura :Chaves para o conhecimento Humano
Foi feita uma entrevista com a pedagoga da Escola M. C. J. Domingos no dia 08/11/2012 sobre o tema: Educação e Leitura, onde a Lucimar respondeu algumas perguntas que envolveram situações sobre o que tem acontecido hoje em dia,dentro da educação, tomando por base os métodos de ensino,problemas com leituras, faltas de interesse dos alunos, e incentivo dos pais em relação aos seus filho.No final da entrevista a pedagoga apresentou o seu ponto de vista do que poderia ser feito para que haja mais incentivo em relação aos métodos para incentivar os alunos a pensar escrever e ler.
Entrevistador:
Como tem sido o avanço da Educação hoje em dia, em relação aos métodos pedagógicos propostos?
Lucimar:
A educação evoluiu muito através de métodos, porem a forma de trabalhar esta se tornando desafiadores, pois, os alunos estão tendo contado com a tecnologia e a, metodologia de dentro da sala de aula tem se tornado tradicional diante destes avanços.
Entrevistado:
estão sendo positivos ou negativos?
Lucimar:
Positivos, embora haja desinteresse da parte de muitos alunos, que tem a oportunidade de entender, interpretar o que estar sendo feito diferentemente de épocas passadas, onde só existia a ´´decoreba``. Entrevistador: Como pedagoga o que a senhora tem visto nos alunos com relação a leitura?
Lucimar:
Muito desinteresse, pois muitos alunos perderam o interesse da leitura devido ao fato de acharem tudo pronto na internet, tornado cada vez mais difícil o hábito da leitura.
Entrevistador:
Temos visto acontecer dificuldades de leitura em alunos que já estão em séries como por, exemplo o 6º ano. O que a senhora acha que pode estar sendo um agravante para isto?
Lucimar:
A falta de hábito da leitura de jornais, revistas,livros pelo fato dos alunos acharem tudo pronto
Entrevistador:
O que a escola tem feito para motivação da leitura, na vida dos alunos?
Lucimar:
A ficha de leitura mensal fornecida pelos professores, com a finalidade de uma avaliação do conteúdo estudado.
Entrevistador:
Para aqueles alunos com sérios problemas na leitura, o que tem sido proposto para a recuperação dos alunos?
Lucimar:
O professor dentro da sala de aula tem dificultado de entender aos alunos com esse tipo de problema, serie preciso monitores para auxilia-los.
Entrevistador:
Sabemos que uma criança que lê, se torna um adulto que pensa. Na sua opinião, os pais deveriam incentivar mais os seus filhos na pratica da leitura?
Lucimar:
O papel da família é essencial para o incentivo da leitura, seja ela de revistas, jornais, propagandas.
Entrevistador:
O que a senhora, como pedagoga acha que esta faltando na educação ,nos métodos,para que os alunos sejam mais incentivados a pensar.escrever ou ler?
Lucimar:
O primeiro ponto e o aluno querer. Mas oficinas de leituras, filmes, documentários, reportagens envolvendo a leitura em todas as disciplinas seria também ideal para a motivação destes alunos.


* Grupo 03:( Angélica, Fabiana, Jéssica, Laura, Letícia e Lucas)

     O secretário de Educação Cyro Anibal de Oliveira Felipe, 44, é bom mesmo para dar entrevista! Nesse bate-papo que ele fez exclusivo para alguns alunos do 7° ano, ele conta como ajuda na Educação e na Leitura, a situação atual do município nessa área e suas metas para melhorar ainda mais essas práticas. Cyro é secretário há oito anos e gosta do que faz, porque tem a oportunidade de fazer parte da história da educação municipal, contribuindo para o melhoramento da qualidade de ensino. Além disso, nessa conversa, ele nos fala a importância que a leitura tem em nossos estudos.
Entrevista
Entrevistador: Há quanto tempo o senhor trabalha na área da educação, isto é, como Secretário de Educação?
Cyro: Oito anos.
Entrevistador: Você gosta do que faz? Por quê?
Cyro: Sim. Porque tenho a oportunidade, junto com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, de fazer parte da história da educação municipal no período de 2005 a 2012, contribuindo para o melhoramento da qualidade do ensino.
Entrevistador: Como você ajuda na educação?
Cyro: Coordenando a Secretaria Municipal e direcionando a equipe para que todas as ações da Secretaria atinjam o objetivo principal, que é a qualidade do ensino da rede municipal.
Entrevistador: Em relação à leitura, o senhor acha que os alunos estão lendo mais ou menos do que antes? Por que você acha que isso está acontecendo? O que poderia ser feito para melhorar isso?
Cyro: Acho que estão lendo menos, pois hoje em dia os alunos não procuram tanto as bibliotecas, pois estão focados nas redes virtuais, na Internet. Temos que criar uma ação conjunta com a Secretaria Municipal e comunidade escolar, para traçarmos metas que irão estimular a leitura.
Entrevistador: Você acha que educação seria alguma coisa sem a leitura ou vice-versa? Por quê?
Cyro: Olha, eu tenho três filhos na escola, inclusive nessa sala fazendo até parte dessa equipe, então eu falo com eles, a única forma da pessoa se desenvolver e ter excelentes resultados na vida é lendo. Vocês têm que colocar a sério isso aí. Quem já tem o hábito de ler, com certeza em todas as avaliações, tudo que a pessoa se propuser a fazer, vai ser bem sucedido, porque não é simplesmente, é por causa da leitura, que a partir do momento que você lê muito a sua capacidade de interpretação é muito grande e você leu, lê, tem o hábito de ler muito vai fazer uma prova de matemática a sua capacidade de interpretar a questão é muito maior do que a de uma pessoa que não lê. Então a pessoa fala assim, o quê que tem a ver ler com matemática ou física, química que vocês nem estudam ainda, ciências ou geografia. Quanto mais a gente lê maior é a nossa capacidade de interpretar, então daí você fala, a necessidade da leitura é isso. Por que a pessoa tem que ler muito, além das informações que você tem e conhecimento geral da sua vida aumenta a capacidade de expressar. Então, a leitura é tudo, senão a educação não funciona. A educação está ligada à leitura que quem consegue ser uma pessoa bem educada, bem formada com muita capacidade, são as pessoas que leem bem, leem muito. Então quanto mais se lê mais se aprende.
Entrevistador: Você acha que a leitura está de bom tamanho na nossa cidade? Se não, o que fazer para melhorar?
Cyro: Bom, se falar que a leitura está de bom tamanho na cidade estarei mentindo, nós nunca estaremos 100% com a leitura em dia. Fizemos uma ação para falar que a leitura está de bom tamanho, nós criamos a biblioteca municipal, ela já existia, mas estava desativada, mas hoje nós temos a biblioteca. Mas só ela não adianta, temos que frequentá-la, já tem dois anos que ela está em atividade e vocês mesmos eu nunca vi nenhum lá, foram apenas pegar aquele trabalho de História para a Feira Cultural. Foram lá, mas foram muito pouco. Para uma biblioteca que está aberta todo dia, é muito pouco, e a gente não vê alunos nela. Mas nas escolas nós temos que criar ações, por exemplo, fazer cantinho de leitura, que realmente isso não está funcionando bem, não é culpa da escola, eu acho que é culpa de todos nós da secretária, da escola e até mesmo dos alunos. Fazer um planejamento para que, vocês alunos, estejam buscando incentivo para estar fazendo essa ação. Então, isso aí, realmente hoje, é uma realidade que está mexendo para desejar. Os alunos precisam ler mais, e nós, eu como secretário, e a própria escola, temos que estar buscando iniciativa para incentivar vocês a estar lendo mais.
Entrevistador: Existe alguma meta para ser alcançada na educação? Se sim existe iniciativa para essa meta? Qual?
Cyro: A nossa meta é voltar a realizar o ensino. Então hoje a nossa meta é melhorar a nossa nota no IDEB que é o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica, então olha bem, nós já estamos com a nota boa. A nossa meta é melhorar a nossa nota no IDEB porque nota boa consequentemente os valores são melhores, e aprenderam muito demonstrando capacidade.  Agora qual que é a nossa meta; é essa melhorar nossa nota no IDEB e em outras avaliações como as avaliações externas do governo do estado e até mesmo do governo federal.
Entrevistador: Nos distritos não há biblioteca pública, portanto as pessoas ficam sem ofertas de livros para lerem. O que poderia ser feito para isso melhorar?
Cyro: Olha nós temos um projeto com o governo federal que é de montar uma biblioteca rural, então nós estaremos construindo agora. A gente tem que participar desse programa, e ver o município com o programa para estar conseguindo uma biblioteca para levar para o distrito, só que isso vai ser uma coisa muito boa, mas todos os municípios têm escolas boas e tem bibliotecas dentro da escola, então as pessoas que moram dentro dos distritos, os adultos têm acesso à biblioteca, pode ir à escola pedir para os professores que eles vão deixar pegar os livros. Então o que acontece, precisa da biblioteca no município que é uma coisa que já tem o programa e nós vamos cadastrar para conseguir este benefício para os distritos. Temos que criar incentivos para as pessoas lerem, mostrar para as pessoas que faz parte, então no próximo ano nós vamos estar correndo atrás disso.
Entrevistador: O transporte escolar é feito como deveria? O que fazer para melhorar?
Cyro: O transporte escolar é um dos maiores problemas para o nosso município, porque o município de Raul Soares é o 5º maior município do estado de Minas. Olha pra vocês verem, tem vários municípios o nosso é o 5º maior e é grande demais, nele a arrecadação é muito pequena e o município muito grande, o que acontece quando você vai fazer um transporte com excelente qualidade a nossa intenção seria fazer o transporte para atender os meninos, infelizmente o nosso transporte deixa a desejar, porque tem alunos andando em pé, os carros não estão novos. A cidade, no plano decenal, nós colocamos que os alunos que morassem a menos de 3 quilômetros da escola não poderiam vir de transporte, só que não acontece porque os alunos querem vir de transporte. Um exemplo aqui é a Jéssica ela mora a 1 quilômetro da escola, ela vem de transporte. Ela prefere vir mal acomodada a vir a pé. Nós não podemos cortar isso porque nós não temos direito de proibir a Jéssica e outros alunos de virem de transporte. Todas as vilas aqui perto da escola têm transportes, mas quando o transporte vem da zona rural e chega nessas vilas enche muito, então os carros chegam à escola lotados. Então deveria colocar mais carros? Sim deveria, e até melhores mais novos, com o programa do governo federal conseguimos 3 carros novos, já melhorou um pouco mas precisa de mais carros.
Entrevistador: Alguns alunos vão à escola só para brincar. Há alguma providência para isso? Qual?
Cyro: Alunos que vêm à escola para brincar isso é um problema da direção da escola, e nós, como secretário, o que podemos fazer o único jeito de controlar essa situação de alunos que vêm para a escola para brincar, uns vêm para dormir, os outros vêm só para merendar, às vezes não tem comida direito em casa, mas não é o nosso caso, graças a Deus, porque a gente não tem mais essas pessoas que passam fome.  A única saída é reunir a Secretaria Municipal, a direção da escola os pais do aluno para chegar ao momento que a peça principal a partir do momento que o aluno não quer ter compromisso com a escola, tem que chamar os pais, e os pais têm que estar conscientes de que o filho está aqui na escola e não está querendo estudar. Então o que é que acontece com essa situação, tem que reunir a comunidade escolar, diretor, professor, pai e aluno para chegar a um consenso pra conscientizar o aluno que ele precisa desse estudo e as duas pessoas fundamentais para controlar essa situação são o professor na sala de aula e o pai em casa. Então tem que reunir a comunidade escolar para acabar com esse problema.