quinta-feira, 27 de setembro de 2012

BIOMAS – 4º ANO

 

Alunos do 4º ano, professora Fabiana, trabalhando em grupo na montagem de cartazes sobre os Biomas Brasileiros. Os alunos utilizaram pesquisas feitas em casa para realização do trabalho.

 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

AULA DE ARTES - Educação & Música

Na penúltima semana do mês de agosto, foi realizada a apresentação de trabalho dos alunos dos três 9º anos da Escola Municipal “Coronel João Domingos”. O trabalho de artes foi uma ideia aplicada pela professora de artes Juliana Chaves.

O trabalho tinha como objetivo principal conhecer os movimentos artísticos musicais surgidos entre décadas de 50 a 80. Podemos destacar a Bossa Nova, Jovem Guarda, Samba e Tropicália.

Ambos são estilos que fizeram e fazem uma grande marca na história de nossa amada pátria: a Bossa Nova dentro da MPB, Música Popular Brasileira, deixou uma grande marca no seu estilo calmo e sensível de observar a vida, podemos destacar Garota de Ipanema, música que marca as noites nos bares Boêmios da Cidade Maravilhosa.

A Jovem Guarda e Tropicália são também de grande importância histórica para o povo brasileiro, tendo como idealizador Caetano Veloso, são movimentos que marcaram por demonstrar dentro da música os horrores passados na época do regime militar de Castelo Branco e Médici, podemos destacar como músicas Alegria, Alegria e País Tropical.

O Samba então, nem se fala... De origem Africana este estilo vem se tornando mais nacionalizado dentro de nosso país. Além de representar a nação no exterior através do Carnaval, ele movimenta a economia brasileira durante sua exibição. É a África novamente no Brasil!

Parabéns aos alunos pelas apresentações e à Professora Juliana pela ideia e apoio do projeto de educação, que traz mais cidadania e conhecimentos para os alunos.

Moisés Galinari Tôrres 9º7