quinta-feira, 30 de agosto de 2012

DIA DO ESTUDANTE… Dia de muita comemoração!

O Dia do Estudante foi comemorado no dia 24/08/2012 entre os alunos de 6º ao 9º ano. Com estusiasmo, alegria e muita descontração, as equipes Azul, Verde e Vermelha, composta por grupos de alunos, participaram de uma gincana, que compreendia: jogos, desfiles, provas relâmpagos, danças e apresentação musical.

- Alguns alunos mostraram talento de sobra…

InlineRepresentationeea426ab-7532-4134-8a24-be7887387e65[2]

Exibir Álbum Completo

- Na pista eles arrasaram:

Slide1  Slide3 Slide2

- Os professores não ficaram de fora

Slide4 Slide5

FEIRA DE CIÊNCIAS

SAM_1963

Ciências na Sala de Aula… Onde tudo começa…

TEMAS TRABALHADOS:

SAM_2096

- 4º ano: Os quatro elementos da natureza (água, ar, fogo e terra)

O tema Os quatro Elementos da Natureza, foi uma excelente escolha, pois os alunos puderam expor o que estudaram este ano nos conteúdos de Ciências, Geografia e História, mostrando de forma expositiva como o ser humano utiliza os elementos encontrados em nosso planeta: água, fogo, terra e ar, elementos essenciais para o desenvolvimento da vida no planeta.

O Professor Adriano Galinari, interagindo com os alunos, trabalhou trazendo alguns vídeos mostrando de forma científica: A descoberta do fogo; O surgimento do planeta Terra; A água no planeta; O movimento do ar. O que enriqueceu com um toque de tecnologia o trabalho dos alunos.

Foi um trabalho coletivo onde todos os alunos participaram na construção e no planejamento e adoraram fazer. Valeu !!!

Professoras: Fabiana, Sílvia e Marilene.

- 3º ano: Experiências: ar, cores, luzes, água

- 2º ano: Animais e Reciclagem de Papel Machê

- 1º ano: Brinquedos feitos de Reciclagem

Fazer brinquedos com materiais que podem ser reutilizados é divertido, estimula a criatividade, além de ser ecologicamente correto, pois estamos evitando a poluição do meio ambiente.

Scarlato (1992) comenta que atualmente, no mundo, estamos vivendo a “sociedade consumista”, em que grande parte dos objetos produzidos tem pouca duração sendo usados e jogados fora. E o incentivo e o desafio de construir brinquedos com estes “lixos” possibilitam não só um resgate de brincadeiras esquecidas como também a conscientização das crianças sobre a necessidade de reaproveitar resíduos descartados pela ação humana assim como buscar uma nova utilidade para os mesmos.

Objetivos do trabalho

  • Reconhecer na criação de brinquedos sinais sobre o tempo, a cultura e as características de um povo;
  • Constatar sobre a alegria que o brincar proporciona;
  • Criar, brincar, observar, praticar, imaginar e adquirir novos conhecimentos através da sua própria habilidade de construção dos brinquedos;
  • A importância da brincadeira na preservação ambiental

Rosimar Rodrigues Ribeiro Comini

Pós Graduada em Educação Ambiental pela UFLA

- Pré (4 e 5 anos): Danças - Natureza

 Slide3 Slide1 Slide2

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)

A Escola Municipal “Coronel João Domingos” comunica a toda a comunidade escolar que já está disponível no site http://ideb.inep.gov.br/resultado/ o resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Este índice tem como objetivo medir a qualidade da escola e de cada rede de ensino. Ele é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações externas e em taxas de aprovação.

Nossa escola alcançou resultados positivos, atingindo a meta que estava prevista para o ano de 2022, e tivemos um resultado maior que a média do país:

5º ano: 6,0 e 9º ano: 6,2

Tudo isso é o fruto de um trabalho feito com qualidade e dedicação.

Parabéns aos alunos, professores, pais e a toda comunidade escolar!

Alunos quinto e nonos anos-Ideb-2011

XV FEIRA CULTURAL - PATRIMÔNIO É NOSSA HISTÓRIA É NOSSA VIDA

Slide1

Nossa cultura, nosso passado, nossos bens, devem ser preservados, por mais antigos que sejam eles são uma relíquia histórica de nossa cidade, de nosso povo, de nossa vida!

Um cidadão que é cidadão preserva seu bem, zela pelo seu patrimônio. A Escola Municipal “Coronel João Domingos” não somente comentou o assunto, como mostrou para a sociedade raulsoarense a importância de nossa história.

A feira cultural foi um sucesso! Informações sobre nossos patrimônios, maquetes, apresentações orais, slides educativos, instrumentos da banda musical Santa Cecília: a escola deu uma verdadeira aula!

Cultivar é preservar nosso bem, nossa vida, é garantir o futuro!

Slide2

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

PROJETO CULTURAL DE RAUL SOARES: Nosso foco é nossa história!

* Alunos na construção de Maquete e no Santuário São Sebastião.

Está sendo realizado na Escola Municipal “Coronel João Domingos” o Projeto Educar, no qual procura incentivar a preservação dos patrimônios históricos de nossa cidade e região. As turmas participantes são o 9º ano 7 e o 7º ano 8, estes escolhidos pela professora de história Damôres Correa.

     O projeto é educativo, iniciamos este com uma palestra na própria escola para podermos conhecer um pouco mais sobre os patrimônios e porque preservá-los. Afinal devemos preservar nosso patrimônio, pois é ele que guarda o passado de nossa história, de nossa gente e do povo Raul-soarense.

     A Secretaria Municipal de Educação junto com a Prefeitura Municipal está nos ajudando neste importante projeto cedendo alguns transportes para que possamos conhecer visualmente nosso bem patrimonial. Com isso pudemos conhecer várias Estações antigas e pontilhões que guardam a história da EFL – Estrada de Ferro Leopoldina, que por aqui passava trazendo desenvolvimento. Além de uma maravilhosa explicação do nosso Pároco: José da Silveira Miguel detalhando mais sobre o Senhor Morto e os Vitrais, também patrimônios históricos de nossa cidade.

     Em Raul Soares também temos um bem muito precioso, a banda, porém um bem imaterial no qual só podemos ver em datas ou ocasiões especiais do município.

     A “EMCJD” vai exibir todo este projeto em sua feira cultural, que acontecerá no dia 11 de agosto, assim podendo divulgar um pouco para a sociedade o nosso bem mais precioso: Nossa história. Com ela podemos nos identificar com nossos antepassados e relacionar aos dias atuais.

Autor: Moisés Galinari Tôrres - 9 Ano 7

Profª: Damôres Correa

* Alunos no Santuário São Sebastião recebendo do Padre José Miguel, informações sobre a Imagem Sacra do Senhor Morto e sobre os Vitrais do Santuário.

Slide1

Slide1

Slide1

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Preparativos para uma verdadeira FESTA JUNINA

SAM_1359 Festa junina que se preze tem que ter: Fogueira, balões (de enfeite), música, dança, comida típica. Uma das mais divertidas tradições das festas juninas é o casamento caipira – também chamado de "casório matuto" ou casamento na roça. A representação é cheia de brincadeira e gozações.
Ontem (12/06) os alunos do 1º ano se  divertiram apresentando o casamento do jeca, dançando e saboreando as delícias que a professora Margarida organizou, juntamente com eles, antecipando a festa da escola que será amanhã com muita dança de quadrilha e comida típica.