quarta-feira, 5 de outubro de 2011

12 de OUTUBRO – DIA DAS CRIANÇAS

Ser criança é assim... Correr até acabar o fôlego, rolar pelo chão sem medo de se sujar, falar o que vier na cabeça e fazer de qualquer coisa uma brincadeira. Época da vida da qual temos saudades quando envelhecemos. E é exatamente nesta data dedicada a todos esses pequenos seres, que têm a inocência como principal característica, que devemos não só valorizar a vitalidade infantil, como também procurar resgatar a essência da criança.

Um abraço carinhoso a todas as nossas crianças!

Família Coronel

terça-feira, 4 de outubro de 2011

PROJETO XERIMBABO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – 2011

A Exposição de Educação Ambiental, Projeto Xerimbabo Usiminas, apresentando o tema “Os Segredos das Florestas”, contextualizando-o com o Ano Internacional das Florestas, a ser adotado pela ONU que tem como foco “ a promoção do manejo sustentável, a conservação e desenvolvimento as florestas de todo o mundo e a conscientização do papel decisivo que elas desempenham no desenvolvimento global sustentável”.

A E.M. “Cel. João Domingos”, se orgulha em possibilitar aos alunos do 4º ano, em parceria com os pais, uma viagem ao conhecimento, momento ímpar de aprendizagem e prazerosa pela realização da excursão.

Excursão projeto xerimbabu set 2011 064 A VIAGEM A IPATINGA

Eu saí da rodoviária com muita vontade de chegar a Ipatinga. Durante a viagem nós ouvimos música e cantamos.

Chegando lá fomos direto para o Projeto Xerimbabo, o lugar parece uma reserva, o lugar é lindo. Quando entramos, tinha desenhos de bichos pelas paredes.

Havia também kiosques montados onde os guias apresentavam e falavam sobre o tema discutido neste ano voltado as florestas e as vegetações naturais do Brasil, vimos curupira, boitatá, saci a mãe d’água que são figuras protetoras das florestas. Visitamos também um minizoológico o primeiro animal que vi foi o javali, depois vimos as araras, leão, onça pintada, jacarés, tartarugas, cágados, macacos e fizemos também uma trilha onde vimos o cultivo das mudas para reflorestamento.

Depois de visitar tudo fomos para área dos brinquedos do parquinho e brincamos muito, então os professores nos mandou lavar as mãos para almoçarmos.

Após o almoço fomos para o shopping, visitamos a área de jogos eletrônicos, assisti ao cine 6 D e fomos ao cinema assistirmos ao filme Os Ismurfs.Achei o filme muito legal e depois do cinema viemos embora.

  • Aluno: Gabriel Correia Reis 4º anos
  • Professora: Fabiana Cristina da S. Teixeira

MINHA EXCURSÃO

Lá eu aprendi que existem lendas do Curupira, do Saci Pererê. As lendas falam que esses personagens eram grandes protetores da natureza. Também há uma protetora que é encantadora, ela é uma sereia chamada Iara, ela encanta os pescadores e os levam para o fundo do rio acabando com a pesca. SDC18572

Na floresta os seres vivos agem em cumplicidade, em benefício do Todo, muito solidários. Os povos da floresta pode nos ensinar muito com o seu conhecimento sobre as espécies animais e vegetais.

  • Aluna: Ludmila Caldas Pires 4º ano
  • Professora: Maria Carmen Vieira V. Fioravante

 Excursão projeto xerimbabu set 2011 066 COMENTÁRIOS DOS PROFESSORES:

  • Fabiana Cristina da S. Teixeira
  • Maria Carmen Vieira V. Fioravante
  • Maria Angela Chaves S. de Paula

O Xerimbabo é uma amostragem de tudo que estudamos com os alunos sobre meio ambiente, preservação e conservação natural. É a prova de que tudo que falamos não fica só no papel. Algumas empresas estão sim preocupadas com o nosso meio ambiente e estão agindo em prol de uma melhoria do planeta.

É um projeto da Usiminas mostrando que é possível reverter a situação do nosso planeta.