Mais uma vez, os alunos do 5º ano, motivados pelo assunto estudado em sala de aula, desejaram sair das páginas
do livro e conhecer de perto a famosa Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto.
Foi no dia 16 de julho, véspera de férias, que acordamos bem cedinho e partimos, cheios de curiosidades e felizes por passarmos o dia juntos e à vontade.
A cidade é um município brasileiro do estado de MG, famoso por sua magnífica arquitetura colonial e importância histórica, o que a leva a ter um intenso fluxo turístico.
Foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO como “Patrimônio Cultural da Humanidade”, no ano de 1980.
Ela tem esse nome devido a uma característica do mineral aqui encontrado na época. O ouro era escurecido por uma camada de paládio, dando-lhe tonalidade diferente da normal.
O município abriga o mais antigo teatro em funcionamento da América Latina, o “Teatro Municipal de Ouro Preto”.
Foi maravilhoso ver o interesse dos alunos nas igrejas, museus, casa de contos. Tudo o que viam despertava curiosidade.
O almoço foi mais uma confraternização…
De volta pra casa, lanches, sono, cansaço e a certeza de que o conhecimento se faz de maneira lúdica, descontraída e autêntica.
Essa viagem vai deixar saudades…
Profª: Marcilene dos Anjos
* Alguns comentários dos alunos:
“Adorei a viagem a Ouro Preto pois constatei que tudo o que está no meu livro de História é verdade.” (Lívia de Souza Lima Ramos)
“ A viagem foi ótima: tantos lugares e objetos antigos que nem sabia que ainda existiam.” (Clarice do Carmo Teodoro Rodrigues)
“Ouro Preto… Casarões, igrejas, museus, praça… Riquezas que o ouro nos deixou"!” (Gustavo Schuenker)
“Gostei da excursão para Ouro Preto. Visitei museus, igrejas totalmente diferentes em luxo e beleza. O guia Geraldo conta tudo do lugar. A gente aprende enquanto se diverti.” (Jéssica Valeriano)
“A viagem foi extraordinária. Eu nunca vi uma cidade tão linda e tão antiga. Um dia quero voltar, poi um dia é pouco para conhecermos tudo. Valeu a pena pagar! É tudo de bom!” (Monique Saraiva)
“A viagem a Ouro Preto, passar o dia junto com meus colegas, dividir lanches… foi fantástico! Eu não sabia que seria assim” (Isabela Camila)
“Andei de Maria fumaça de Mariana até Ouro Preto. É uma delícia. A igreja, toda bordada a ouro é encantadora! Gostaria de voltar lá para rever o Museu de Mineralogia com todas aquelas pedras preciosas. Ele é o único no mundo.” (Yasmim Tawana Teixeira)
“Em Ouro Preto vimos e conversamos com estrangeiros. Novidade para nós. Amei.” (Maria Eduarda)